Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados
Justificativa

Uma das responsabilidade dos gestores de TI é fornecer ao pessoal executivo, reitores e pró-reitores, a análise e recomendações sobre a evolução da infraestrutura de TI, pois uma infraestrutura de TI obsoleta teria consequências negativas sobre a atividade acadêmica, pesquisa e funções administrativas da organização. Este método se propõe a levantar as necessidades dos projetos de infraestrutura de TI; analisar os problemas e riscos na implementação (e manutenção) da infraestrutura de TI; e entender o impacto dos projetos de infraestrutura de TI. Justificar um projeto de infraestrutura significa apresentar a sua proposta de valor. Embora a redução de custos seja muitas vezes a justificativa mais comum, incluem também, novas funcionalidades ou a redução do risco. Já sabemos que os projetos de infraestrutura irão competir com todas as outras demandas sobre o orçamento de TI, por isto, devemos declarar e quantificar de forma clara os benefícios e riscos envolvidos. Propomos uma forma simples, cooperada e de baixo custo de apresentar estas propostas. Baseado na metodologia apresentada no artigo do Educause Review (GROCHOW, 2015).

 

Metodologia

A abordagem básica é mostrar como avaliar um projeto, olhando para os recursos a serem implementados ou atualizados, os benefícios para as diferentes partes da comunidade universitária, os riscos envolvidos na realização do projeto (ou não realizá-lo) e seus custos (incluindo manutenção e custos operacionais). 

CritériosDescrição
Infraestrutura existente

Qualificar a infraestrutura existente quanto a sua usabilidade (satisfação do cliente), disponibilidade (frequência de interrupção), obsolescência (tecnologia utilizada) e custo de manutenção.

Funcionalidades

Qual objetivo principal da infraestrutura ? Tipo de infraestrutura ? Funcionalidades específicas ?

Benefícios

Quais os benefícios para o MEC, as demais universidades, a alta direção, os funcionários, os professores, os pesquisadores, os alunos, a sociedade e a RNP ? Quem são os principais beneficiários e beneficiários auxiliares ? Simplifica, reduz a complexidade ou dependências ? Qual o impacto na pesquisa ? Qual o impacto sobre o ensino e aprendizagem ? Qual o impacto na administração ?

RiscosO que acontece se os benefícios não são alcançados ? Tem risco de reputação ? Compliance, risco legal (Lei 8135...) ? Atraso no cronograma (risco de tempo) ? Aumento dos custos ? Consequências não-intencionais ? Maior complexidade ou dependências ?
CustosQuais os custos de planejamento e implantação ? Quais os custos de migração ? Quais os custos de operação, incluindo o pessoal externo ? Custo por usuário ? Ganho por usuário ?
Template

 

Para criação de nova página de projeto siga os passos abaixo:

  • Clique em "Add" ou "Adicionar"
  • Selecione "Page from template" ou "Página do modelo"
  • Escolha a opção "Template Detalhamento da Necessidade v1"

Biblioteca

Referencias

  • GROCHOW, Jerrold M. artigo IT Infrastructure Projects: A Framework for Analysis publicado na Educause Review em Janeiro de 2015, acesso [html]
  • GROCHOW, Jerrold M. paper IT Infrastructure Projects: A Framework for Analysis no Educause Library [html]
Etiquetas
  • Nenhum
Página: CDN Página: Modelo Página: Videoconferencia