Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Sobre

A Rede Universitária de Telemedicina - RUTE, vinculada ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde,  é uma Rede Colaborativa Comunitária em saúde coordenada pela RNP.

A RNP estimula o sistema nacional de ensino, pesquisa e inovação para além da conectividade e serviços avançados, promovendo a criação, operação e manutenção de Redes Colaborativas de Ensino e Pesquisa, em especial para a comunidade de saúde, e estruturando a criação de unidades nas instituições participantes, estimulando a criação de Grupos de Interesse Especial e definindo um processo de governança da Rede.

A RUTE/RNP provê a infraestrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração, conectividade e disseminando atividades de P&D das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede promove o surgimento de novas aplicações e ferramentas que exploram mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para assistência e pesquisa. São, atualmente, 139 unidades de telemedicina e telessaúde da Rute em plena operação, localizadas em todos os 27 estados do Brasil; e, em 2017, são mais de 50 SIGs, em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 582 sessões anuais (139 webconferências e 443 videoconferências), gravadas e disponibilizadas no portal. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de cerca de 300 instituições, inclusive da América Latina. Em 2017, foram 2724 participantes distintos registrados no sistema de presença, de um total de 9757 presenças registradas nas sessões colaborativas.

Mais ...

UNIDADES

Tipo

Subtipo

Quantidade

Hospitais Universitários vinculados a EBSERH

Hospitais Universitários vinculados diretamente a IES Federais

31

Hospitais de Gestão da União

Hospitais Ensino Certificados pela Portaria MEC/MS

13

Hospitais vinculados diretamente ao Ministério da Defesa

02

Hospitais vinculados diretamente ao Ministério da Saúde

11

Hospitais e unidades de gestão Estaduais

Hospitais de Gestão Estadual, ou de Universidades Estaduais

48

Hospitais e unidades de gestão Municipais

Hospitais de Gestão Municipal

05

Privados

Hospitais Privados e alguns filantrópicos com atendimento SUS pactuados com o Estado ou Município

17

Faculdades de Saúde

Federais

08

Estaduais

04

Total

139

SIG

As Redes Colaborativas de Ensino e Pesquisa estimulam a integração e a colaboração entre profissionais e pesquisadores de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias áreas, especialidades e subespecialidades da saúde, para diversos profissionais, em diversos níveis de formação profissional.
Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação nos SIGs, com seus próprios recursos. A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.
Para a lista completa de SIGs da RUTE, acesse https://rute.rnp.br/sigs

SIGs com página na wiki:

Para aderir à Comunidade de Saúde apoiada pela RNP (http://saude.rnp.br), entre em contato pelo e-mail: coord@saude.rnp.br

Outros