Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Video)

Público-alvo:

Estudantes, pesquisadores e professores que trabalham com aplicações multimídia interativas e que tem interesse em participar de discussões sobre o futuro das aplicações de videocolaboração.

Descrição:

Estabelecido em 2014, o CT-Video visa ser um fórum aberto para estudar o futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O Comitê deverá realizar, em ciclos anuais, prospecção tecnológica na área de aplicações de vídeo e colaboração remota, contribuindo para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em P&D.

Serão analisadas as tendências em diversas áreas, como: videoconferência; telemedicina; produção, edição e transmissão televisiva; sistemas de telepresença; holografia; áudio 3D; sistemas de segurança para videocolaboração; participação e geração de vídeos em ambientes não controlados, entre outros. 

Atividades a serem desenvolvidas:

  1.  Mapeamento sistemático do estado da arte das tecnologias prospectadas;
  2.  Mapeamento sistemático do estado da arte das pesquisas em andamento no Brasil sobre os temas compreendidos na análise;
  3. Relatório de visão de futuro sobre o tema, com recomendação de investimentos em P&D. 

Essa atividade está vinculada ao Processo de Prospecção Tecnológica da RNP. Está inserido em um projeto amplo  de criação de comitês técnicos, que visam manter um canal de comunicação permanente com a comunidade de pesquisa e possíveis usuários, para fazer uma prospecção tecnológica e criar uma visão de futuro de aplicações de vídeo colaboração.

Motivação para a criação do comitê:

O aumento do número de projetos na RNP com desenvolvimento de serviços/aplicações baseadas em vídeo, porém com pouca integração (e padronização) entre si, além de demandas por análises amplas e completas sobre a evolução tecnológica de aplicações de vídeo em rede.  

Visão do CT-Video:

Ser reconhecido pelas autoridades como um fórum de especialistas para representatividade do Brasil em órgãos de padronização internacional.

Composição atual do Comitê

O comitê será formado por pesquisadores acadêmicos das áreas de multimídia, vídeo digital e redes; profissionais de empresas desenvolvedoras e usuários de serviços de videocolaboração;

O CT está estruturado da seguinte forma:

  • Coordenador: responsável por: (i) convidar e convocar os membros do comitê, (ii) propor um plano de trabalho, (iii) coordenar as reuniões do comitê.
  • Assistente: responsável por: (i) Agendamento e organização de reuniões,  (ii) Elaboração de atas de reuniões,  (iii) Edição de páginas web e Wiki,  (iv) Moderação de lista de discussão,  (v) Edição de documentos.
  • Secretário: gerente da RNP responsável por acompanhar as atividades e gerenciar o orçamento do Comitê.
  • Membros: Participar das reuniões e encontros do Comitê de videocolaboração, elaborar recomendações sobre o direcionamento das atividades do CT.

 

Equipe de 2018:

  • Coordenador = Valter Roesler
  • Assistente = Alexandre Carissimi
  • Secretário = Leandro Ciuffo

Equipe de 2017:

  • Coordenador = Valter Roesler
  • Assistente = Rafael Thomé
  • Secretário = Leandro Ciuffo

Equipe de 2014 a 2016:

  • Coordenador = Guido Lemos
  • Assistente = Valdecir Becker
  • Secretário = Leandro Ciuffo

Como se tornar um membro?

O Comitê é aberto a todos os interessados. Para fazer parte do Comitê basta se inscrever na lista de discussão.

 

Video de apresentação (2015)

http://video.rnp.br/portal/video.action?idItem=28857

 

Etiquetas
  • Nenhum