Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Índice

Introdução

         Bem vindo a página do Eduroam no wiki da RNP. As informações contidas aqui são de domínio público e serve de apoio as instituições que irão aderir ao serviço oferecido pela RNP.
Eduroam é um serviço de roaming federado que provê acesso seguro a redes sem fio autenticando seus usuários através de credenciais verificadas pelo seu IDP que conecta-se a um serviço de diretórios que contém a base de usuários da instituição.

Sobre o eduroam

         Principal iniciativa da RNP dedicada à questão da mobilidade, o eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. Lançado no Brasil em 2012, dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Mais informações sobre o serviços estão no site da RNP.

Projeto de atualização do serviço

         Com o passar dos anos e a consolidação do projeto eduroam, se faz necessária a revisão do estado da arte para a infraestrutura do serviço, assim como a provável atualização dos softwares e sistemas operacionais que não apresentam mais suporte pelos seus desenvolvedores, ou em breve não apresentarão.  

         O projeto tem o objetivo inicial de verificar a compatibilidade de versões dos softwares e sistemas operacionais  utilizados no serviço eduroam, em especial do serviço de autenticação FreeRADIUS e o sistema operacional Linux da distribuição Ubuntu. Uma vez feito os estudos sobre as novas versões de softwares, serão verificadas suas compatibilidades e possíveis impactos para a atualização.

Os detalhes deste trabalho estão documentados em atualização do serviço e documentação na wiki.

Principais terminologias do Eduroam

  • Provedor de identidade do eduroam (eduroam Identity Provider - IDP)

          Uma entidade que é responsável pelas credenciais de usuário e a operação de um servidor de autenticação para acesso ao eduroam destes usuários. IdPs também são conhecidos como "instituições de origem".

  • Provedor de serviço do eduroam (eduroam Service Provider - SP)

           Uma entidade que opera uma rede de acesso no qual os usuários eduroam são admitidos para acessar serviços de Internet, uma vez que são autenticado com êxito por seu IDP. SPs também são conhecidos como "instituições visitadas".

  • Operador de roaming (Roaming Operator - RO)

           A entidade que opera o serviço eduroam para um país ou economia e que é reconhecido como tal pelo RC que ele pertence, ou, no caso de o país ou economia é parte de uma região geográfica para a qual  um RC não é estabelecida, pela GeGC.
           O RO pode ser um operador Nacional de Pesquisa e Rede de Educação, por exemplo. ROs são por vezes referido como "As operadoras eduroam".

  • Servidor de proxy RADIUS (RADIUS Proxy Server- RPS)

          RPSs são estabelecidos e mantidos, a fim de fornecer a infra-estrutura técnica (ou seja, a hierarquia do servidor RADIUS) parao serviço eduroam global.
          Os RPSs de nível superior para uma região geográfica são mantidas pelo RC correspondente. Nos casos em que um RC não é estabelecida para uma determinada região, o GeGC, aconselhado pelo ROs daquela região, nomeia o RO que irá executar os RPSs de nível superior  para a região.

  • Confederação de Roaming (Roaming Confederation - RC)

          Uma entidade que consiste em um conjunto coeso de ROs que sirva uma região geográfica e que seja reconhecido como tal pelo GeGC. O "European eduroam Confederation" é um exemplo.

Documentação - eduroam

ICPEdu - Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquis

 

Etiquetas
  • Nenhum

Anônimo

Você não está logado. Qualquer alteração que você fizer será marcada como anônimo. Pode querer Autenticar-se se já tem uma conta. Você pode também inscrever-se em uma nova conta.