Sobre o Serviço

Descrição

Arquitetura do Serviço

Portal de Medições

Kit de Medições

Política de Uso e Segurança

Status da Implantação

Guia de Instalação

MP (Atraso e Vazão)

Kits de Baixo Custo (2a. Geração)

Guia de Uso

Portal de Medições

Cenários de Homologação de Circuitos

Acesso aos Dados do MONIPÊ

Implantação

[Instituições Clientes (Kit de Baixo Custo)]

[Instituição (2a. Geração)]

PoP

RNP

MonIPÊ Live

Disseminação

Material de apoio

Suporte

Lista de E-mail e Suporte

FAQ & Glossário




Desenvolvimento

Homologação de Enlaces

Comparativo Técnico

Hardware

Software

Ferramentas de Medição

Montagem

MonIPÊ 2.0

MP

LS

MA

MA-Esmond

NDT

Proxy IdP CAFé

Versões Anteriores

MonIPÊ 1.0




Acompanhamento

Log de Problemas

Implantação GTI

Roadmap

2017

2016

2015

2014

2013

Lista de Requisitos

2014

2013

Demonstrações

Piloto 2013

Equipe

2017

2016

2015

2014

2013

Reuniões

2017

2016

2015

2014

2013

Relatórios Anuais

[2014]

2013

Child pages
  • Home
74 more child pages

Serviço de MONitoramento da rede IPÊ (MonIPÊ)

Skip to end of metadata
Go to start of metadata
ServiçoFaseCategoriaComunidadesTipo de serviçoDescriçãoManuaisDesenhoEstatísticasPortalResponsávelGerente
 MonIPEOperação (pela DPD) Medições de rede
  • e-Ciência
  • Pesquisa
Fornecer informações sobre o desempenho da Rede Ipê e de conexões  http://monipe.rnp.br/iara.machado@rnp.bralex.moura@rnp.br
Sobre o MonIPÊ

PROJETO: MONIPE EVOLUÇÃO (PMS: 0000000554 | 4655)

O MonIPÊ é o Serviço de Monitoramento de Desempenho de rede da RNP. O MonIPÊ é baseado no padrão internacional perfSONAR[1]. 

Histórico

A primeira implementação do MonIPE teve objetivo de medir o desempenho nos circuitos do backbone da Rede Ipê. As medições são implementadas através de infraestrutura contando com hardware e software combinados para medir a qualidade do backbone em termos dos atrasos unidirecional e bidirecional, das perdas, e da vazão nas transmissões de dados, em uma abordagem de malha completa (full mesh) entre todos os pontos de presença, ou seja, todos os pontos de medição executam testes entre si oferecendo, desta forma, uma visão completa a qualidade dos serviços de rede da RNP.

Para realizar as medições, a RNP coordenou os desenvolvimentos realizados pela  equipe do MonIPÊ: um conjunto de ferramentas compatíveis com perfSONAR, contendo Pontos de Medição (Measurement Points, MPs), Sistema de Armazenamento (Measurement Archive, MA) e as ferramentas de Agendamento e de Visualização.

A partir de 2013, o MonIPÊ passou por uma reengenharia para ampliar o alcance da malha de medição, disponibilizando mais facilidades às instituições usuárias da rede IPÊ. A reengenharia consistiu em análise / estudos de outras implementações de ferramentas de medição compatíveis com perfSONAR e a a viabilidade de integração à plataforma do Serviço MonIPÊ e produziu uma interface web com suporte a múltiplos idiomas, uma solução para ponto de medição virtualizado, uma solução de ponto de medição de baixo custo em hardware e uma solução para homologação de novos circuitos. 

Em 2016 o MonIPÊ está finalizando a implantação de kits de medições de baixo custo em 100 instituições usuárias que oferecerão uma visão inédita em termos do desempenho da rede para esta comunidade de clientes da RNP. Além da visibilidade de detalhes sobre o desempenho da rede, novos recursos avançados de medições estarão à disposição dos usuários, permitindo que sejam avaliadas a qualidade das comunicações em rede para mais de 1200 pontos de medição disponíveis em todo o mundo.[2]

perfSONAR

[1] O perfSONAR é uma infraestrutura de medições e testes amplamente disseminada usada por redes acadêmicas de pesquisa e educação e instituições de pesquisa para monitoramento e garantia do desempenho das redes. 

O perfSONAR é projetado para informar qual o desempenho de certos casos de uso na rede (p.ex.: transferência massive de dados; transmissão ao vivo de vídeo e audio) entre o ponto de origem e outros colaboradores, redes de agregação, backbones, pontos de troca de tráfego e provedores de conteúdo.   

O perfSONAR é um conjunto de ferramentas de medições em redes, usado como infraestrutura de monitoramento global para identificação e resolução de problemas de desempenho nos caminhos entre as redes, que ajuda a determinar as expectativas de utilização fim a fim entre pontos de interesse. 

O perfSONAR oferece uma interface uniforme que permite agendamento de medições, armazenamento dos dados em formados padronizados, e métodos escaláveis para recuperação de dados e geração de visualizações. Este sistema expansível pode ser modificado para suportar novas métricas e existem infinitas possibilidades para apresentação dos dados de medições.

[2] Existem mais de 1000 instâncias de perfSONAR instaladas mundialmente e muitas delas estão abertas para execução de testes para verificar parâmetros-chave do desempenho de rede. Esta infraestrutura global ajuda a identificar e isolar problemas quando ocorrem, facilitando as tarefas de oferecer suporte às comunidades de usuários de rede para times de engenheiros de redes e aumentando a produtividade ao se usar os recursos das redes. Lista mundial dos medidores perfSONAR disponíveis: http://stats.es.net/ServicesDirectory/

  • No labels