Serviço Experimental de CIrcuitos aPrOvisionados dinamicamente (SE-CIPÓ)

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

 Objetivos

  • Operar o serviço Cipó e efetuar manutenções corretivas e evolutivas da plataforma para atender demandas e suprir necessidades da comunidade de usuários do serviço automatizado de camada 2.

  • Otimizar atividades operacionais empregando uma ou mais ferramentas para automação do processo de gerenciamento e de implantação.

  • Viabilizar uso em produção da ferramenta MEICAN pela comunidade AutoGOLE Task Force do GLIF e atender pelo menos um caso de uso de chamada de P&D para uso do serviço até 24/11/2017

Resumo do Projeto

Percentual Concluído:

47%

Data:Junho / 2017

Cronograma

Entrega
JanFevMarAbr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Gerência do Serviço            
1 - Planejamento            
2- Contratos            
3 - Participação WRNP            
4 - Modelagem do Serviço            
5 - Finalizar implantações            
6 - Disseminação            
7 - Operação e suporte nível 3            
MEICAN            
1 - Atualizar parser de URNs

 

           
2 - Aprimoramento de reservas            
3 - Documentação            

4 - Gerenciamento de domínios/usuários

            
5 - Suporte STP            
6 - Circuitos explícitos            
7 - Nova visão de topologia            
OSCARS            

1 - Prospecção de possíveis sistemas substitutos

            
2 - Benchmark entre candidatos            
3 - Implantação em ambiente de teste            
ATER            
1 - Manutenção corretiva (Nível 3) e evolutiva            
1.3 - Implementar autenticação com Federação CAFe            
1.6 - Migrar para git da RNP            
2 - Documentação de Uso e Suporte ao Usuário do ATER            
3 - Replicar e homologar, em laboratório, o ambiente de produção de um PoP com apoio de um ou mais PoPs            

4- Homologar hardware Extreme Summit x460

            
5 - Migração da solução para controlador com suporte OpenFlow 1.3            
 JanFevMarAbr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

Relatório de Progresso

Status
Entregável
Percentual concluídoPlanejado (RA)RA1 (24/03)RA2 (28/06)RA3 (22/09)RA4 (24/11)
 Gerência do Serviço      
 1 - Planejamento      
 2- Contratos      
 3 - Participação WRNP      
 4 - Modelagem do Serviço      
 5 - Finalizar implantações      
 6 - Disseminação      
 7 - Operação e suporte nível 3      
 MEICAN78,3%     
(tick)1 - Atualizar parser de URNs100%  O parser de topologias NSI foi atualizado para extrair informações adicionais, como coordenadas geográficas e disponibilidade de banda. Topologias intradominio semelhantes as da Esnet estão sendo estudadas na tarefa 5, para a construção do parser unificado.Dadas as necessidades para a conclusão da tarefa 5 (Suporte STP), o parser está sendo remodelado para tornar o MEICAN totalmente compatível com as definições de URN oficiais do NSI. Por exemplo, perderemos a noção de Device, o qual não é obrigatoriamente informado pelos provedores NSI.A implementação da atualização do parser de URNs foi concluída. Uma release do MEICAN contendo esse "entregável" foi disponibilizada no servidor de testes da UFRGS. Um conjunto significativo de testes foi conduzido, e erros identificados foram corrigidos.
(warning)2 - Aprimoramento de reservas25%  Não iniciada.Não iniciada.Realizou-se discussão com equipe da RNP para entendermos adequadamente os requisitos a serem satisfeitos nos desenvolvimentos associados aos aprimoramento de reservas. Decidiu-se por contemplar (a) suporte à flag de proteção, (b) reservas de circuito sem início definido (semântica nesse caso é iniciar imediatamente) e (c) reservas de circuitos com banda 0 (semântica nesse caso é tentar usar o que há disponível).
(warning)3 - Documentação75%  A documentação está sendo revisada e atualizada junto aos novos integrantes do projeto.A documentação está sendo revisada em paralelo ao desenvolvimento das novas features.À medida que os novos desenvolvimentos estão sendo realizados, tem-se buscado atualizar e revisar a documentação. Uma verificação minuciosa será realizada próximo do término do projeto.
(tick)

4 - Gerenciamento de domínios/usuários

100%  Não iniciada.Um levantamento dos problemas ou dificuldades no uso do gerenciamento de usuarios e permissões do sistema foi feito. Foram criadas algumas novas permissões para cobrir questões não tratadas anteriormente e foi definido que usuários administradores de domínios devem poder adicionar novos administradores a seus domínios. A implementação está em fase de validação.

A implementação da atualização do mecanismo de gerenciamento de usuários e domínios foi finalizada. Uma release do MEICAN contendo esse "entregável" foi disponibilizada no servidor de testes da UFRGS. Um conjunto significativo de testes foi conduzido, e erros identificados foram corrigidos.

(tick)5 - Suporte STP100%  Tarefa ainda em fase de estudo. Estão sendo feitas análises das mudanças necessárias e seus efeitos em todos os módulos do MEICAN.Tarefa em fase de desenvolvimento. Foram feitas diversas modificações na parte de reservas para o suporte a STPs. Diversos módulos do MEICAN estão sendo testados em conjunto para verificar se tudo está funcionando adequadamente. Ainda faltam algumas etapas para termos uma versão estável.

A implementação do suporte a STPs foi concluída. Um efeito colateral dessa implementação é que os nomes de dispositivos/portas passaram a ficar bastante longos. Em conversa com a RNP, decidiu-se por manter os nomes longos (pelo menos até os validarmos com usuários da RNP, do projeto AutoGOLE, etc.). Uma release do MEICAN contendo esse "entregável" foi disponibilizada no servidor de testes da UFRGS. Um conjunto significativo de testes foi conduzido, e erros identificados foram corrigidos.

(error)6 - Circuitos explícitos0%  Não iniciada.Não iniciada.Esta tarefa foi, em comum acordo com a RNP, cancelada. Na realidade, foi substituída por outra denominada "Suporte parcial a NSI Authentication and Authorization compliance".
(error)7 - Nova visão de topologia0%  Não iniciada.Não iniciada.Esta tarefa foi, em comum acordo com a RNP, cancelada. Na realidade, foi substituída por outra denominada "Suporte parcial a NSI Authentication and Authorization compliance".
(warning)8 - Suporte parcial a NSI Authentication and Authorization compliance70%    Esta tarefa se encontra em estágio avançado de desenvolvimento. Restam ajustes a serem feitos e a condução de testes com alguma instância (e.g., AutoGOLE) que, de fato, ofereça suporte aos mecanismos de autenticação e autorização.
 OSCARS86,6%     
(tick)

1 - Prospecção de possíveis sistemas substitutos

100%  Foi feita uma instalação local da nova versão do OSCARS (1.0) e a partir dela foram feitas algumas observações que estão documentadas para futura comparação entre ferramentas. Os potenciais sistemas substitutos foram definidos. Desde o início do projeto em 2017, diversos sistemas foram considerados. São eles: OSCARS 1.0, OESS 1.2 (e 1.1.9) e OpenNSA. Em função de várias limitações observadas nos mesmos, acabou-se elegendo como candidatos o OESS 1.2 e o OpenNSA.
(warning)2 - Benchmark entre candidatos90%  Não iniciada. Conduziu-se um estudo qualitativo detalhado dos quatro sistemas supracitados. É importante ressaltar que essa atividade mostrou-se bastante desafiadora, pela carência de documentação atualizada de cada um dos sistemas. Além do estudo, propôs-se uma tabela para (a) consolidação de informações sobre os sistemas, bem como para (b) auxílio em uma comparação entre os mesmos.
(warning)3 - Implantação em ambiente de teste70%  Não iniciada. Durante o ano de 2017, instalou-se e configurou-se os seguintes sistemas: OSCARS 1.0 e OESS 1.1.9. Mais recentemente, o bolsista tem trabalhado, com apoio da RNP, na instalação e teste do OpenNSA. Essa tarefa encontra-se em andamento.
 ATER95%     
(warning)1 - Manutenção corretiva (Nível 3) e evolutiva90%    Foram realizados algumas ajustes e correções, sobretudo devido à nova versão do RACE que agora suporta OpenFlow 1.3.
(warning)1.3 - Implementar autenticação com Federação CAFe90%   

Foram enviadas todas as informações/documentações solicitadas para autenticação com a CAFé. Aguardando resposta dos responsáveis.

Atividade paralisada a pedido da coordenação. Antes de dar prosseguimento, a equipe da GRE fará definições acerca do tipo de serviço. Atividade será retomada no ano de 2018.

(tick)1.6 - Migrar para git da RNP100%    Todo o código do projeto está agora disponível no Git da RNP.
(warning)2 - Documentação de Uso e Suporte ao Usuário do ATER95%   

Documentação parcialmente finalizada. Aguardando apenas a inclusão da documentação do switch ExtremeNetworks.

Atividade em fase de finalização com a inclusão da documentação do switch da ExtremeNetworks. A documentação está disponível na Wiki da RNP.

(warning)3 - Replicar e homologar, em laboratório, o ambiente de produção de um PoP com apoio de um ou mais PoPs95%   

Os PoPs AP, PA, TO e SP participarão do processo de homologação.

Apresentação realizada com a presença de todos os PoPs que demonstraram interesse de participação.

PoPs enviaram sua arquiteruta básica. A equipe ATER está fomulando o cenário para aprovação dos PoPs.

Foi elaborado o cenário da arquitetura de cada PoP participante. Posteriormente, as configurações foram replicadas em laboratório. A homologação está em fase de conclusão com apresentações para os PoPs, seguindo uma rotina de testes pré-estabelecida. As apresentações estão sendo formalizadas através de documentos de avaliação retornados para a RNP.

(warning)

4 - Homologar hardware Extreme Summit x460

100%   

Testes de features concluído. Solicitada nova janela de testes para validar o cenário completo.

Levantadas modificações necessárias para o driver ExtremeNetworks e implementada versão beta.

Atividade finalizada. Todas as modificações necessárias foram identificadas e implementadas em um novo driver que suporta o funcionamento da solução ATER no switch x460 da ExtremeNetworks.

(warning)5 - Migração da solução para controlador com suporte OpenFlow 1.3100%   

Código em desenvolvimento. Iniciando os primeiros testes da solução.

Atividade finalizada. O código foi desenvolvido e submetido a vários testes de validação. A nova versão do ATER com suporte a OpenFlow 1.3 está hospedada no Git da RNP.

  47%     

 

Legenda

Ícone

Descrição

(grey lightbulb)

Ação nova

(lightbulb)

Ação adiantada

(red star)

Ação atrasada

(warning)

Ação iniciada

(tick)

Ação finalizada

(error)

Ação cancelada

(plus)

Ação contínua

(question)

Necessita informação

(minus)

Não aplicável

(blue star)

Ação não prevista

  • No labels