Fase Experimental do Serviço de Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmico (FE-ATER)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Relatório de Gestão da RNP 2014.2

A  proposta do GT-ATER em sua fase 2 teve como objetivo desenvolver e implantar um serviço piloto para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados e criar circuitos dinâmicos dedicados para enviar estes dados de uma ponto a outro da rede. Os dois objetivos principais foram: realizar testes com usuários pilotos na rede experimental CIPÓ e evoluir o protótipo para torná-lo mais robusto e escalável.

...

Os resultados do piloto serão aproveitados para a fase experimental aonde será dada continuidade da parceria com o LNCC que visa a integração da solução do GT-ATER à ferramenta desenvolvida pelo GT-MCC. Essa integração é possível através da API desenvolvida pelo GT-ATER, que fornece a aplicações a possibilidade de solicitação de regras para criação de circuitos. A arquitetura do piloto foi definida, mas ainda não foi finalizada a configuração da conexão entre o PoP-RJ e o LNCC.  A estimativa é que os testes sejam finalizados no primeiro trimestre de 2015 durante a fase experimental. 

Relatório de Gestão da RNP 2014.1

O GT, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo desenvolver e implantar um protótipo de serviço para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados, além de criar circuitos dinâmicos dedicados para enviá-los. Como resultado, os usuários da rede experimental Cipó, da RNP, que precisam transportar grandes volumes de dados de maneira confiável poderão fazê-lo em menos tempo, por meio de circuitos criados de forma automática e dinâmica com base nos padrões de fluxos identificados.

...

Na segunda fase, o grupo está evoluindo a solução, realizando testes com usuários pilotos na rede experimental Cipó, ao mesmo tempo em que desenvolve uma solução para switches OpenFLow. Foi articulada uma parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) para participação nos testes piloto desta solução, devido à necessidade de realização de transferência de grandes volumes de dados e à possibilidade de utilização da API desenvolvida pelo grupo em aplicações de e-ciência. Os resultados intermediários foram apresentados durante a demonstração realizada no Workshop da RNP (WRNP), em maio de 2014 em Florianópolis.

 

Relatório de Gestão da RNP 2013.2

Este GT tem como objetivo desenvolver e implantar um protótipo de serviço para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados, além de criar circuitos dinâmicos dedicados para enviá-los. Como resultado, os usuários da rede experimental Cipó, da RNP, que precisam transportar grandes volumes de dados de maneira confiável, poderão fazê-lo em menos tempo, por meio de circuitos criados de forma automática e dinâmica com base nos padrões de fluxos identificados. Os principais resultados alcançados pelo GT foram:

...

O Comitê de Avaliação recomendou o GT-ATER para a fase 2 por considerar que o protótipo pode agregar uma nova funcionalidade à Rede Cipó, a reserva de circuito por meio de regras. O Comitê também considerou importante a possibilidade de integração com o OpenFlow/SDN.


Relatório de Gestão da RNP 2013.1

Este GT tem por objetivo desenvolver e implantar um protótipo de serviço para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados, além de criar circuitos dinâmicos dedicados para enviá-los. Como resultado, os usuários da rede experimental Cipó, da RNP, que precisam transportar grandes volumes de dados de maneira confiável, poderão fazê-lo em menos tempo, por meio de circuitos criados de forma automática e dinâmica, com base nos padrões de fluxos identificados. Os principais resultados alcançados pelo GT no primeiro semestre foram:

  • Desenvolvimento dos dois elementos que compõem a solução: RACE, elemento necessário para o monitoramento do tráfego e o estabelecimento dos circuitos dinâmicos, e CORE, que faz a gerência das regras para estabelecimento dos circuitos;
  • Criação de um ambiente emulado para validação do protótipo desenvolvido, utilizando a solução desenvolvida pelo Serviço Experimental (SE) Cipó para a criação de circuitos dinâmicos;
  • Desenvolvimento do portal do serviço, para a criação e gerência de regras e usuários;
  • Demonstração prática bem sucedida, realizada durante o WRNP 2013.

 

Programa de GTs

Página do Projeto ATER no programa de GTs: GT-ATER