Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Visão Geral

O ATER foi concebido para realizar a comutação de tráfego entre rede de produção (baseada no modelo melhor esforço) e rede de circuitos dinâmicos (baseada em modelos que oferecem qualidade de serviço). Com o ATER, o usuário continuará utilizando a rede de produção normalmente, porém terá a opção de enviar fluxos de aplicações via rede de circuitos dinâmicos. Para tal, o usuário identificará, através de regras de filtragens, os fluxos que deseja enviar via rede de circuitos dinâmicos. O ATER utiliza regras de filtragem para detectar o tráfego do usuário e realizar a injeção desse tráfego na rede de circuitos dinâmicos.

...

Figura 1: Integração entre ATER e rede híbrida da RNP

Arquitetura

A Figura 2 apresenta os módulos de software dos componentes do ATER. Segue abaixo um resumo de cada módulo:

...

Figura 2: Arquitetura de software

Perfis de Usuário

Os usuários do ATER podem ser classificados em três tipos: cliente, gerente local e administradorA seguir são descritas as atividades que podem ser realizadas por cada usuário.

...

Figura 3: Principais atividades do cliente e gerente local


Tipos de Regra

No ATER, existem dois tipos de regras:

...

 Durante seu ciclo de vida, uma regra pode passar por diferentes estados, dependendo do seu tipo e do componente onde a regra está instanciada. Os componentes que trabalham com as regras atualmente são o CORE e o RACE.

Estado da regra no CORE

A Figura 4 apresenta a máquina de estado da regra mantida internamente no CORE.

...

 Periodicamente, um componente do serviço tenta reaplicar regras cujas aplicações anteriores foram mal sucedidas. As tentativas são repetidas até que a regra seja aplicada com sucesso. Essa reaplicação acontece com base na ação que foi mal sucedida para a regra, ou seja, a reaplicação pode acontecer para uma regra não aplicada, não modificada ou não removida nos RACEs.

Estado da regra nos RACEs

A Figura 5 apresenta a máquina de estado da regra mantida internamente nos RACEs.

...

Independentemente do estado que uma regra se encontra, caso o RACE receba uma solicitação de exclusão da regra, a regra é removida do RACE e o ciclo de vida dela termina.

Conexão de Experimentação

A Figura 6 apresenta o modelo de conexão que é utilizado na fase experimental pelo ATER nos PoPs.

...