Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Recomendações para videocolaboração na RNP

A demanda original partiu da NUTRISSAN que, a exemplo da RUTE, pretende realizar reuniões frequentes utilizando a infraestrutura e o auxílio técnico da RNP. Adicionalmente, um problema a ser resolvido era a escassez de recursos financeiros, o que sugeria a adoção de soluções alternativas às caras soluções proprietárias, unânimes entre os clientes até pouco tempo.

O trabalho evoluiu e incorporou a ideia de atender a outras comunidades da RNP, incluindo a comunidade da Cultura e os próprios clientes, universidades e Unidades de Pesquisa.

Agora, o resultado desdobrou-se na criação de uma coleção de documentos que deve orientar o responsável técnico das instituições interessadas em videocolaboração desde o momento da montagem das salas, passando pela homologação, considerando a comunidade a que pertence, até um roteiro de boas práticas para realização de grandes reuniões.

ArquivoDescrição
A - Guia para montagem de salas fixas de videocolaboração v1.1.pdfApresenta a orientação para a montagem de uma sala fixa de videocolaboração.
B1 - Roteiro de homologação para videocolaboração - Critérios de rede v1.2.pdf

Apresenta a orientação para a homologação de uma sala fixa de videocolaboração de uso coletivo, de acordo com parâmetros de rede.

B2 - Roteiro de homologação para videocolaboração - Critérios complementares v1.2.pdf

Apresenta os padrões exigidos pela comunidade de saúde, partindo da experiência da Rede Colaborativa de Ensino e Pesquisa da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE, e aplicáveis a NUTRISSAN, RETSUS, etc

C - Guia para realização de reuniões por videocolaboração v1.1.pdf

Apresenta a orientação para melhorar a qualidade e a produtividade na realização de reuniões por videocolaboração com grande número de participantes

Evolução da documentação

Nós, na RNP, estamos procurando manter esse material atualizado e adequado aos nossos clientes.
Se você encontrou algum problema ou tem alguma ideia de como melhorar esse material, por favor, deixe seu comentário.

 

 

Etiquetas
  1. May 23, 2018

    O livro O futuro da videocolaboração: perspectivas - RNP também fala sobre as iniciativas de videocolaboração, acesse livremente em https://www.rnp.br/sites/default/files/livro_worksho_ctvideo.pdf

     

  2. May 25, 2018

    Parabéns pela abordagem! Tá muito legal! Sigo no convite para se engajarem na ATF 5 da batalha Atuar para Modernizar a Ciberinfraestrutura dos Campi. (sorriso) Rafael De Tommaso do Valle olha que interessante!

Escreva um comentário…