Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

A comunidade de videocolaboração - Quem somos?

A comunidade de colaboração é um grupo aberto, formado por pessoas que estão engajadas em alguma atividade relacionada com o tema. A participação é aberta.

Participe!

A RNP encoraja a contribuição de todos os profissionais da área. 

O grupo é conduzido pelos profissionais que possuem interesses em comum e que estão de alguma forma envolvidas com ações em videocolaboração da RNP.

Como participar?

A participação é voluntária. As contribuições serão feitas por publicações no blog da comunidade ou por comentários no final das páginas.

Possíveis temas das publicações são:

  • liderança de grupos colaborativos distribuídos,
  • planejamento e condução de reuniões remotas,
  • montagem e manutenção de salas de videocolaboração,
  • desenvolvimento de soluções para videocolaboração ou
  • quaisquer outras atividades relacionadas.

As publicações também podem ser perguntas direcionadas ao grupo, desde que respeitem o escopo de videocolaboração.

Evitem envio de anexos. Prefiram indicar os links do recurso na internet.

Como acompanhar novas publicações?

Se você possui uma conta de usuário neste ambiente, no topo, à direita, clique em Ferramentas e selecione "observar".
Se você não possui uma conta aqui na wiki, use esse link de RSS. Copie e cole no seu leitor de RSS favorito. Note que alguns navegadores como Mozilla e Explorer possuem leitores RSS embutido.

Código de etiqueta da comunidade

As publicações e comentários devem ter tom profissional e respeitoso.

Recomendamos que as publicações sejam assinadas textualmente com o nome do profissional, sua instituição e endereço de email. Evitem uso de 'vCards'.

Ocasionalmente, membros podem usar o blog para divulgar conferências e publicações sobre o tema videocolaboração. Procurem manter essas mensagens curtas e objetivas, indicando o caminho para maiores informações.

Recomendações de pessoas ou empresas são aceitáveis se feitos no contexto da requisição de informação ou compartilhamento de uma experiência. Evitem solicitações e ofertas de emprego.

Produtos e serviços podem ser citados, desde que devidamente contextualizados. Fica proibido publicações de propaganda e a promoção indiscriminada de produtos ou serviços.

As opiniões expressas nas publicações e comentários são de responsabilidade exclusiva do indivíduo que a escreveu. Não significa, necessariamente, que é a posição da instituição a qual este membro está vinculado.

As publicações são monitoradas pelos próprios membros, através de participação voluntária.

Etiquetas
  • Nenhum
  1. May 24, 2018

    Se esta comunidade se animar, vejo uma oportunidade e sinergia com uma das Áreas Técnica Focal (ATF) que é a ATF 5: Comunicação e Colaboração em Tempo Real do modelo de ciberinfraestrutura de campus que compõe parte das atividades da batalha Atuar para Modernizar a Ciberinfraestrutura dos Campi. (sorriso)

    [MCC-O1] ATF5: Comunicação e Colaboração em Tempo Real

    Esta ATF, como outras ainda estão sem um guardião ... para 2018 em princípio estamos focando em priorizar a ATF 1, 2 e 3.

    [MCC] Objetivo 1: Elaborar e disseminar o modelo de ciberinfraestrutura de campus “perfeita”

  2. May 30, 2018

    Como um importante modelo de referência para colaboração temos estas referências:

    Fuks, H., Raposo, A. B., & Gerosa, M. A. (2003). Do Modelo de Colaboração 3C à Engenharia de Groupware. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 1, 8. Retrieved from http://groupware.les.inf.puc-rio.br/public/papers/Webmedia2003.pdf

    Ellis, C. A., Gibbs, S. J., & Rein, G. (1991). Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, 34(1), 39–58. https://doi.org/10.1145/99977.99987

    Ellis, C., & Wainer, J. (1994). A conceptual model of groupware. Proceedings of the 1994 ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work - CSCW ’94, 79–88. https://doi.org/10.1145/192844.192878

Anônimo

Você não está logado. Qualquer alteração que você fizer será marcada como anônimo. Pode querer Autenticar-se se já tem uma conta. Você pode também inscrever-se em uma nova conta.