Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Reuniões / Eventos

Encontros/Reuniões

Datas (Dia/Mes/Ano)

Local

Instituições

Reunião de trabalho Piloto FIOCRUZ12/11/2019FIOCRUZ Manguinhos e mconf.rnp.br/webconf/gt-rdpFIOCRUZ - RNP - IBICT
Reunião de trabalho Piloto FIOCRUZ22/10/2019FIOCRUZ Manguinhos e mconf.rnp.br/webconf/gt-rdpFIOCRUZ - RNP - IBICT
VII Reunião de Coordenadores de Marco - slides apresentados do Marco 0718/10/2019RNP Rio, RNP Brasilia e mconf.rnp.br/webconf/ciencia-abertaRNP (Leandro e Carol)
Reunião de trabalho Piloto FIOCRUZ27/09/2019FIOCRUZ Manguinhos e mconf.rnp.br/webconf/gt-rdpFIOCRUZ - RNP - IBICT - UFRGS - FURG
I ENCONTRO DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DE DADOS DE PESQUISA EM HUMANIDADES - Workshops GDCC (manhã) e Preservação (tarde)26/09/2019FGVRNP - FGV - Arquivo Nacional - IBICT- UFRJ - ...
I ENCONTRO DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DE DADOS DE PESQUISA EM HUMANIDADES - Mesa de Debates25/09/2019Arquivo NacionalRNP - FGV - Arquivo Nacional - IBICT- UFRJ - ...
Reunião de trabalho Piloto FIOCRUZ

18/09/2019

FIOCRUZ Manguinhos e mconf.rnp.br/webconf/gt-rdpFIOCRUZ - RNP - IBICT - UFRGS - FURG
VI Reunião de Coordenadores de Marco - slides apresentados do Marco 0716/08/2019

Reunião inicial do projeto de Implantação de infraestrutura federada piloto de repositórios de dados de pesquisa. Email convite: aqui

14/08/2019Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP FIOCRUZ Manguinhos e mconf.rnp.br/webconf/gt-rdpFIOCRUZ - RNP - IBICT - UFRGS - FURG
2a reunião de aproximação com o CNPq18/07/2019, das 14h - 15:10hmconf.rnp.br/webconf/gt-rdpCNPq (Rosana e Alerino), RNP (Leandro e Carol), IBICT (Washington e Valerino), GT-RDP (Rafael e Rene)
1a reunião de aproximação com o CNPq03/07/2019, das 14h - 15:10hmconf.rnp.br/webconf/gt-rdpCNPq (Rosana e Alerino), RNP (Leandro e Carol), IBICT (Washington e Valerino), GT-RDP (Rafael e Rene)

V Reunião de Coordenadores de Marco 

18/06/2019, das 10h às 16hFiocruz, Brasília, DFRNP (Gustavo e Carol)
IV Reunião de Coordenadores de Marco - slides apresentados do Marco 0712/04/2019, das 9h30 às 17hAuditório Álvaro Alberto, CNPq, Brasília, DFRNP (Leandro e Gustavo)
Reunião sobre contribuição da RNP para o Compromisso Ciência Aberta OGP Brasil

20/11/2018, das 10h às 11h

Presencial: Embrapa, Sala de Reuniões da Chefia da Secretaria de Desenvolvimento InstitucionalRNP e EMBRAPA
III Reunião de Coordenadores de Marco - slides apresentados do Marco 0711/02/2019, 14h - 17hIBICT BrasíliaRNP remota
II Reunião de Coordenadores de Marco19/11/2018, 14h - 17hEMBRAPA Brasília (sede)EMBRAPA - RNP - ...
I Reunião de Coordenadores de Marco20/09/2018, das 9h às 12hCapes, 1º Subsolo, Sala A, Brasília, DFEMBRAPA - RNP - ...
2ª Oficina de cocriação do Compromisso, mediadas pela CGU03/07/2018
EMBRAPA - RNP - ...
1ª Oficina de cocriação do Compromisso, mediadas pela CGU29/05/2018
EMBRAPA - RNP - ...

Execução


Período de Execução: 01/01/2019 a 30/06/2020

Planejamento (Mês/Ano)AtividadesAndamento
01/2019

Divulgação do Plano de Ação do Marco 7

Por se tratar de um trabalho em construção, seguiremos a orientação da Coordenação do Compromisso de utilizamos a wiki
02/2019 contínuoReunião Alinhamento com o grupo responsável pelo Marco 8: “Proposição de Padrões de interoperabilidade para repositórios de dados de pesquisa.

Estamos com um relacionamento estreito com a frente de trabalho do Marco 08 liderada pelo Washington Segundo e executada pelo Vander.

02/2019 → 04/2019Aproximação com o Grupo de Trabalho da FAPESP de rede de repositórios de dados (http://metabuscador.sc.usp.br/), através do agendamento de uma reunião técnica. 

→ Interesse nas Lições Aprendidas da experiência do trabalho em implantar uma Federação de Repositórios de Dados de Pesquisa

Conversamos com a Profa. Claudia Bauzer sobre o assunto. Recebemos o contato da "Fátima L. S. Nunes" <fatima.nunes@usp.br>, coordenadora na USP de todas as iniciativas associadas a design e implementação do metabuscador e repositórios, além do contato  "Joao Eduardo Ferreira" <jeferreira@gmail.com>, responsável técnico. Ainda não conseguimos marcar uma conversa com os contatos recebidos.

Conversas foram feitas com a Profa. Fátima Nunes, inclusive com o convite da participação dela em uma mesa de debate no FÓRUM RNP, 2019. Também, via Jonatham da GDCC, Carol conversou com o Benilton que está a frente do repositório da UNICAMP.

Contatos foram estabelecidos e sugerido que os avanços nos trabalhos conjuntos sejam compartilhados no RDA.br.

03/2019 → 05/2019, WRNPApresentação do protótipo desenvolvido pelo GT-RDP de repositório de dados de pesquisa, com os resultados alcançados e a proposição de trabalhos futuros, vislumbrando continuidade de desenvolvimento, com a implantação de um serviço piloto de federação de repositórios de dados de pesquisa
04/2019Avaliação da possibilidade de se agregar o conteúdo da rede da FAPESP em um metabuscador nacional. Foi verificado que a FAPESP utilizou o meta-buscador do DSpace. No repositório piloto planejado vamos implementar as diretrizes do OpenAIRE no DataVerse.
05/2019Inserção do repositório de dados da RNP na rede de repositórios da FAPESP.Foi verificado que a FAPESP utilizou o meta-buscador do DSpace. No repositório piloto planejado vamos implementar as diretrizes do OpenAIRE no DataVerse. → a RNP terá um repositório em DataVerse
06/20191ª apresentação dos resultados preliminares da federação de repositórios de dados de pesquisa → Exercitar a metodologia para publicação de dados de pesquisa (disponibilizado aqui)→ 1o estudo de caso será no repositório temático da área de Rede de Computadores da RNP com o DataVerse de Medições da Rede Ipê (backbone de conectividade nacional)
07/2019Apresentação das incorporações dos feedbacks recebidos dos resultados preliminares da federação de repositórios de dados de pesquisa  → a proposta será disponibilizar o conteúdo como uma página wiki no Portal RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil) para edições evolutivas colaborativas
07/2019Relatório de mapeamento de potenciais repositórios de dados de pesquisa a serem federados, com a identificação de pelo menos 2 novos repositórios de dados de pesquisa (além do repositório da RNP), entre os participantes do 4º Plano de Ação, para fazer parte da federação. Inclui mapeamento das tecnologias utilizadas e informações de contato técnico de cada repositório.

A RNP está liderando um estudo de caso de repositório piloto na FIOCRUZ e o IBICT com o CNEN.

08/2019Formalização de parceria (através de acordo de cooperação técnica ou MoU, por exemplo) com as instituições que farão parte da federação de repositórios de dados de pesquisa.

Estamos seguindo a parceria sem a formalização por MoU.

11/2019Avaliação da proposição de padrões de interoperabilidade para repositórios de dados de pesquisa – Marco 08, liderado pelo IBICT

Foi sugerido que iremos seguir as diretrizes do OpenAire4 e validar:

  • OpenAIRE:       repositório com coleta de dados em nós internacionais
  • La Referencia: repositório com coleta de dados em nós regionais da América Latina
  • OASIS:              repositório com coleta de dados em nós nacionais brasileiros
  • Instituições:     repositórios com dados de pesquisa locais 
11/2019Relatório de planejamento para a federação de repositórios de dados de pesquisa. Os desdobramentos serão anexados neste plano de trabalho. → usaremos o Portal RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil) para um acompanhamento colaborativo das atividades

Foi percebido que, mais importante do que criarmos uma federação de repositórios de dados de pesquisa, é preciso criarmos o próprio ecossistema de repositórios de dados de pesquisa. Esse ecossistema está sendo criado cooperativamente e a troca de informação está sendo formalizada no RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil).

O próprio software do Dataverse já implementa a busca em mais de um servidor Dataverse, sendo um indicativo que a parte tecnológica está resolvida. Para os meta-dados, seguiremos as diretrizes do OpenAire4 e será coletados todos os meta-dados criados.

Além da metodologia para publicação de dados de pesquisa (disponibilizado aqui), estamos seguindo as melhores práticas de Harvard para o Dataverse (https://dataverse.org/best-practices/harvard-dataverse-policies) que sugere termos os documentos listados abaixo:


Documentar o processo sugerido para aquisição de Handle a ser utilizado para dados de pesquisa.http://handle.net/payment.html

Documentar o processo para uso de Handle por uma Instituição parceira.
Por exemplo, na federação de repositórios de dados de pesquisa, a entidade responsável pelo serviço nacional pode ser o emissor de Handle, evitando que cada Instituição tenha o seu próprio, caso assim deseje.
Seria possível pelo compartilhamento de chave privada entre os administradores dos servidores dos Dataverses da federação. No entanto, devido ao baixo custo financeiro do serviço anual do Handle, optou-se por cada instituição fazer a assinatura no Handle com suas informações institucionais.

Documentar o processo sugerido para aquisição de DOIs para dados de pesquisa.Aqui a dúvida é se seguirmos com a contratação de DOIs via GDCC ($1.400 ano - https://dataverse.org/global-dataverse-community-consortium) ou via DataCite (1k euros para 10k DOIs -https://datacite.org/pricelist.html)

Documentar o processo para uso de DOI por uma Instituição parceira.
Por exemplo, na federação de repositórios de dados de pesquisa, a entidade responsável pelo serviço nacional pode ser o emissor de DOI, evitando que cada Instituição tenha o seu próprio, caso assim deseje.

Aqui a dúvida é qual modalidade escolher do DataCite (https://datacite.org/become.html). Por exemplo, as FAPs poderiam ser "Consortium Leaders"!? 

11/2019Inserção do repositório 2 na rede de repositórios da FAPESP. → suporte ao IBICT na implementação do repositório de dados abertos de pesquisa do CNEN
11/2019Inserção do repositório 3 na rede de repositórios da FAPESP. → suporte  na implementação do repositório de dados abertos de pesquisa da FIOCRUZAcompanhamento dos trabalhos para o piloto FIOCRUZ de repositório de dados de pesquisa em: Piloto: repositório de dados de pesquisa FIOCRUZ
03/20202ª apresentação dos resultados preliminares da federação de repositórios de dados de pesquisa→ usaremos o Portal RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil) para um acompanhamento colaborativo das atividades e as reuniões Bimestrais de acompanhamento dos Marcos
04/2020Apresentação das incorporações dos feedbacks recebidos dos resultados preliminares da federação de repositórios de dados de pesquisa
05/2020Implantação do piloto, com demonstração tecnológica para os participantes do Plano de Ação. → Possibilidade da demonstração ocorrer no evento WRNP 2020
06/2020Publicação de documentação técnica, manuais para novas instituições aderirem à federação e manuais de uso para o usuário.

→ usaremos o Portal RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil) para um acompanhamento colaborativo das atividades

→ para documentações em construção, usaremos o ambiente de edição colaborativa da Wiki da RNP. Documentos em elaboração:

06/2020Relatório final apresentando o piloto desenvolvido, os resultados alcançados, avaliação de impacto na comunidade beneficiada e a proposição de trabalhos futuros (se houver), vislumbrando continuidade de desenvolvimento, disseminação do serviço/produto para sua respectiva comunidade e/ou a implantação de um serviço piloto→ usaremos o Portal RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil) para um acompanhamento colaborativo das atividades
06/2020Apresentação final do piloto desenvolvido.

Responsáveis

InstituiçõesPonto FocalPatrocinadores
RNP

Carolina Felicíssimo <carolina.felicissimo@rnp.br>

Coordenadora de P&D 
Diretoria de Pesquisa & Desenvolvimento
RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa | http://www.rnp.br
Telefone: +55 (21) 2102-9687 |
Skype: carol.rnp | CV Lattes 

Gustavo Dias <"gustavo.dias@rnp.br"> 
Gerente de P&D 
Diretoria de Pesquisa & Desenvolvimento
RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa | http://www.rnp.br
Telefone: +55 (21) 2102-9687 | 
Skype: gnevesdias

Iara Machado <iara.machado@rnp.br>, Diretora de P&D da RNP

Leandro Ciuffo <leandro.ciuffo@rnp.br>, Diretor Adjunto de P&D da RNP

CNPq

Alerino dos Reis e Silva Filho <alerino.filho@cnpq.br>
Coordenador - PO MCTIC 3.533/2018
Coordenação de Dados e Informações
CODIN/GAB/PRE
+55 61 3211-4522
SHIS QI 01, Conj. B, Bl. D
Edifício Santos Dumont
Lago Sul, Brasília - DF     71.605-190

Rosana Maria Figueiredo <rosana.figueiredo@cnpq.br>
Analista em C&T
Coordenação do Programa de Pesquisa em Engenharias 
COENG/CGECT
+55 61 3211-9631
SHIS QI 01, Conj. B, Bl. C, Sl. 103
Edifício Santos Dumont
Lago Sul, Brasília - DF 71.605-001

IBICT

Washington Luiz
Laboratório de Metodologias de Trat. e Disseminação da Informação - COLAB

Bianca Amaro
Executores
UFRGS Prof. Rafael Port da Rocha e Profa. Sônia Elisa CaregnatoCoordenadores do GT-RDP (Rede de Dados de Pesquisa)
FURGProf. Eduardo Nunes BorgesEspecialista de Software do GT-RDP (Rede de Dados de Pesquisa)


Iniciativas

  • O GT-RDP Brasil (Grupo de Trabalho em Rede de Dados de Pesquisa Brasileira) é um projeto da RNP, executado em parceira com o IBICT. A UFRGS e a FURG estão à frente da execução.
    Na UFRGS, via Centro de Documentação e Acervo Digital de Pesquisa (CEDAP), órgão auxiliar da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) e Centro de Processamento de Dados (CPD), órgão suplementar da universidade.
    Na FURG, via Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Informações do Centro de Ciências Computacionais (C3)
  • Wiki do projeto: GT-RDP Brasil
  • Site do projeto: https://dadosdepesquisa.rnp.br/

Atividades do GT-RDP relacionadas com o Marco 07:

FASE 2: 28/02/2019 - 28/02/2020

  • Operação do Portal Web e Ampliação da Comunidade de Dados Abertos de Pesquisa (https://dadosdepesquisa.rnp.br/)
  • Integração/Cooperação com Portal RDA Brasil (https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil)
  • Aproximação com a rede GoFair.br Saúde
  • Implantação de um piloto de repositório de dados abertos para a RNP temático na área de Redes de Computadores
  • Apoiar a implantação de um repositório temático de dados abertos do CNEN liderado pelo IBICT
  • Apoiar a implantação  de um repositório temático de dados abertos da FIOCRUZ
  • Implantação de um piloto de federação de repositório de dados abertos de pesquisa

FASE 1: 01/03/2018 - 28/02/2019

  • Mapeamento dos repositórios de dados de pesquisa brasileiros
  • Mapeamento de soluções tecnológicas para repositórios de dados de pesquisa
  • Deliberação sobre a solução tecnológica a ser utilizada para o protótipo de repositórios de dados de pesquisa

Motivações

  • Ausência de uma infraestrutura tecnológica nacional para o compartilhamento dos dados de pesquisa
  • Dificuldades de armazenamento e transferência (download/upload) de grandes datasets (Gb ou TB de dados)
  • Carência de um repositório nacional (portal único) para dados científicos abertos
  • Existência de investimentos redundantes para coleta de dados (o compartilhamento pode trazer economia de recursos para as FAPs)
  • Falta de um portal nacional para o depósito de dados de pesquisa
  • Interesse de instituições nacionais em estabelecer uma rede para o armazenamento e preservação de dados de pesquisa
  • Embargo de dados por um período específico para realização de pesquisa/projetos científicos

Escopo

  • Repositórios de dados de pesquisa

Acompanhamento

  • Controladoria-Geral da União (CGU) : "A execução de cada compromisso é monitorada pela CGU continuamente. Além de realização de reuniões periódicas para acompanhamento dos marcos, a cada bimestre o coordenador do compromisso elabora o Relatório de Status de Execução (RSE).  Nessa seção você poderá acompanhar como foram as reuniões, acessar os RSEs e conhecer o percentual de execução do compromisso." [ aqui ]

Referências


Entendimento

4o Plano de Ação Nacional em Governo Aberto teve 11 temas priorizados. O marco 7 está inserido no tema: "Inovação e Governo Aberto na Ciência", da categoria "Priorizado pelo Governo" (as demais são: "Priorizado pela Sociedade Civil" e "Estruturante"), do compromisso: "Estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil", ou simplesmente, referenciado como: "Compromisso Ciência Aberta".

Na 2ª Reunião de coordenadores de marcos – compromisso Ciência Aberta, Cláudia Taya, Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, destacou que é a primeira vez que o tema Ciência Aberta foi proposto no âmbito da OGP internacional.


  • No labels