Participantes:
SBC-CE-CAS – Sociedade Brasileira de Computação -Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde
- Lucas Ferrari de Oliveira <lferrari@ufpr.br>
- Paulo Eduardo Ambrozio <peambrosio@uesc.br>
SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
- Claudia Moro <claudia.moro@gmail.com>
SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica
- Fernando Sales <fernando.sales.ufpe@gmail.com>
Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços de Saúde
- Claudia Brandao Goncalves Silva <brandao.claudia@ebserh.gov.br>
- Eduardo Coelho <eduardo.coelho@ebserh.gov.br>
NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
- Luciana Portilho <lportilho@nic.br>
Fapesp - Fundação de Amparo a Pesquisa do estado de São Paulo
- Paulo Schor <paulo.schor@gmail.com>
SIG Ciência de Dados e Inteligência Artificial em Saúde
- Edson Amaro <edson.amaro@gmail.com>
GT-V4H: Vídeo Síncrono para Teleconsultoria, Teleconsulta e Telediagnóstico em Telessaúde - Coordenação: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Guido Lemos <guido@lavid.ufpb.br>
GT-ChaiID: Plataforma Universal para Gestão de Identidades através da Blockchain - Coordenação Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Allan Freitas <allanedgard@gmail.com>
OCARIoT: Smart Childhood Obesity Caring Solution using IoT potential - consórcio representado pelo NUTES da UEPB
- Paulo Barbosa <paulo.barbosa@nutes.uepb.edu.br>
- Eujessika Silva <eujessika.rodrigues@nutes.uepb.edu.br>
RNP
- Luiz Ary Messina <luiz.messina@rnp.br>
- Paulo Roberto de Lima Lopes <paulo.lopes@rnp.br>
- Max Moraes <max.moraes@rnp.br>
- Leandro Ciuffo <leandro.ciuffo@rnp.br>
- Alex Moura <alex@rnp.br>
Convidados
- Isabel Cruz <isabelcruz@id.uff.br> - Profa. do NEPAE da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Ausências justificadas:
Abrasco – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Grupo Temático Informação em Saúde e População da Abrasco – GTISP)
- Angélica Baptista Silva <angelica.baptista@fiocruz.br>
ABTms – Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde
- Alexandra Monteiro <monteiroamv@gmail.com>
SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde
- Magdala de Araújo Novaes <magdala.novaes@nutes.ufpe.br>
Convidados
- Celestino Jr. <celestino@larces.uece.br> - Prof. da Universidade do Estado do Ceará (UECE) e coordenador do eHealthSYS
Resumo:
1) Boas-vindas: Isabel, Fabíola, Allan, Hervaldo e Eduardo
2) Informes dos Participantes
Membro/Organização | Informe | Ação |
---|
Paulo | 1o RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DIGITAL PARA O BRASIL 2020-2028.
Documento, apreciado e aprovado na 38ª Reunião Ordinária do CGESD, em 6 de novembro de 2020, apresenta o primeiro relatório de monitoramento e avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) (BRASIL, 2020a). O relatório tem o objetivo de identificar e propor os recursos organizacionais e operacionais para que este instrumento-chave de Monitoramento e Avaliação de Saúde Digital tenha periodicidade semestral e cumpra os propósitos definidos na ESD28.
RNP é citado: 3.2.2 Expansão da cobertura de internet para as Equipes de Saúde da Família (eSF)
Uma das dificuldades identificadas para a aceleração do processo de informatização dos estabelecimentos de saúde é a carência de infraestrutura mínima para a instalação de sistemas de prontuário eletrônico, por exemplo a indisponibilidade de conexão à internet.
Para superar esse obstáculo, e impulsionada pela necessidade de enfrentamento da Covid-19, foi estabelecida uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social ligada ao MCTI, para viabilizar o acesso à internet em 100% das Unidades da Saúde da Família. Ressalta-se que, ante a heterogeneidade do território nacional, essa ação deverá considerar diferentes tecnologias para os estágios de conectividade das localidades, o que inclui o uso de fibra óptica, satélite ou rádio para atender às especificidades encontradas no país.
Os recursos de fomento da RNP para essa iniciativa estão acordados em termo aditivo do TED MS/MCTI/RNP que institui o Projeto de Conectividade e que se encontra em fase final de formalização. Alguns importantes avanços merecem destaque: • Foram lançadas duas chamadas específicas para verificação de unidades-alvo para execução do projeto. Essas chamadas resultaram na seleção de 4.905 unidades de saúde e homologação de 6.805 propostas de empresas interessadas em realizar a conexão. • Atualmente o projeto está lançando sua terceira chamada, que ocorrerá em ondas pelas regiões brasileiras, cuja previsão de finalização é em 10 de dezembro de 2020. • Foram conectadas 1.150 unidades de saúde pelo projeto até a competência de outubro de 2020. Esse processo inicial também tem sido muito importante para gerar um aprendizado e para aperfeiçoá-lo visando avançar ainda mais. Os principais desafios enfrentados foram: • limitações na seleção das unidades (unidades selecionadas pelo projeto já tinham conectividade, enquanto outras unidades sem conectividade não foram qualificadas nas duas primeiras chamadas); • dificuldades com dados cadastrais das unidades selecionadas (endereços errados, por exemplo); • falha de comunicação adequada (algumas UBS não autorizaram a instalação por não conhecerem o projeto: a estratégia inicial de comunicação foi baseada em ofício de comunicação do projeto enviado apenas para os gestores do município, e não para as UBS selecionadas); • dificuldade de as empresas fornecedoras garantirem a velocidade de conexão estabelecida no contrato de prestação de serviços; • desinteresse dos fornecedores quanto aos problemas encontrados.
O avanço dessa frente de trabalho considera ainda a importância da intensificação do processo de comunicação com as secretarias municipais de saúde para atualização de endereços e contatos dos estabelecimentos, bem como para alinhamento do calendário de instalação das unidades. | Pontos importantes para reflexão sobre: - Capacitação de Recursos Humanos
- Ambiente de interconectividade
- Ecossistema de inovação
- Expansão dos serviços integrados da RNDS (1- Serviços Informacionais – como documentos, cadastros de base nacional, trilha de auditoria, entre outros; 2- Serviços Tecnológicos – Backend For Frontend (BFF); 3- Serviços Eletrônicos de Saúde – composto por EHR Service, integração com o RTS, componentes de segurança, entre outros, bem como o Portal Conecte SUS, uma plataforma única de informação em saúde para atender, inicialmente, o cidadão e o profissional de saúde).
- Implantar o Lago de Dados (Data Lake) de informações de saúde
|
Paulo | eHealth Task Force BoF @ TNC21 (25/06) | Aproximação e colaboração entre AL-EU
|
Messina | Audiência Pública sobre o PL de Telemedicina (1998/2020) ▪️ANA LUIZA BOLIVAR DALLARI Advogada atuante na área da saúde e proteção de dados ▪️CARLOS LULA Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde - CONASS ▪️CÉSAR EDUARDO FERNANDES Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) ▪️JOSÉ LUIZ GOMES DO AMARAL Presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) ▪️LUIS GUSTAVO GASPARINI KIATAKE (Confirmado) Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS ▪️LUIZ ARY MESSINA Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde ▪️MARCELO QUEIROGA Ministro da Saúde ▪️MAURO LUIZ DE BRITTO RIBEIRO Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) ▪️ EDUARDO CORDIOLI Presidente da Saúde Digital Brasil ▪️ROGÉRIO SCARABEL BARBOSA Presidente da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ▪️ RUBENS BELFORT MATTOS JUNIOR Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) ▪️ TERESA GUTIERREZ Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/SP ▪️ WILAMES FREIRE BEZERRA Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS | Próxima quinta-feira (8)* às 14h https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2056 |
Messina | Congresso sobre Saúde Digital | A ser divulgado |
Paulo | SCTIE/MS / MCTI - PD&I em Saúde Digital - Oportunidade de PD&I - UBS/RUTE
- Encomendas Tecnológicas para áreas fins do MS
Apenas para conhecimento, do documento encaminhado pela SCTIE, baseado em um levantamento interno ao MS, e um mecanismos de priorização - GUT, temos uma lista inicial de problemas endereçados a utilização de TIC como Tecnologia promissora ou com alto potencial de promover resolutividade nos programas assistenciais, ampliar o acesso e contribuir na sustentabilidade do SUS: - Atenção integral de adolescentes
- Geolocalização das unidades de Rede de Frio
- Monitoramento para Farmacovigilância
- Autoinstrução para o profissional de saúde
- Telepatologia
- Sistema Nacional de Transplante – Gestão, Engajamento, Logística
- Planejamento da imunização
- Análise e planejamento epidemiológico
- Supervisionamento no Transporte Neonatal
Detalhes no PPT (simplificado). Há também um potencial de ações de fomento em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação voltado a outras áreas: - vazios assistenciais decorrentes de vazios tecnológicos;
- dependência expressiva de importação da tecnologia para os programas e ações de promoção, prevenção e assistência à saúde no âmbito do SUS;
- potencial risco de desabastecimento;
- soluções tecnológicas de menor custo com equivalência-superioridade terapêutica às tecnologias ou procedimentos constantes no rol de procedimentos e incorporados no SUS.
| Aguardando um alinhamento MS/MCTI/MEC |
Paulo | WRNP -16 e 17/08 - Público alvo: Pesquisadores de TIC
- Sugestão de um painel sobre "Governança de Dados para Pesquisa Clínica e IA na Saúde"
| Proposição final: - "Governança de Dados para Pesquisa Clínica e IA na Saúde"
- OMOP
- Adicionar o RES (PEP)
|
Claudia Brandão | Projeto de anonimização de Registros da EBSERH |
|
Paulo | Edital RNP-CNPq-IBICT para Ciência Aberta - Implantação de seu repositório institucional de dados de pesquisa
- Edital
| Prazo para submissão das propostas: 01/08/2021 - Claudia Moro provocará uma discussão no CT-SD sobre a possibilidade de uma proposta conjunta
|
Fernando Salles | Webinar SBEB Todo mundo deixa a sua marca por onde passa... Seja pelo legado de suas realizações materiais ou pelo impacto deixado nas pessoas com quem teve a oportunidade de conviver. Contudo, há algumas pessoas que conseguem TRANSFORMAR realidades, pois conseguem inspirar e congregar outras pessoas em torno de CAUSAS relevantes. Esses líderes, por mais adversa que seja a situação que vivenciam, conseguem nos ajudar a olhar o mundo de maneira diferente, nos proporcionando crescimento e ressignificando a nossa jornada. Cândido Pinto de Melo foi um desses líderes e deixou um legado significativo ao longo de sua trajetória, com contribuições em diferentes áreas. É uma das pessoas que gostaríamos de ter, pelo menos, mais uma conversa... Quer conhecer mais sobre ele ou diminuir a saudades dele? Venha participar do Webinar SBEB, no dia 13/07 às 19hs. A sessão será conduzida por três referências para a nossa comunidade: Marco Antônio Gutierrez (InCOR - HCFMUSP), Lincoln Moura Jr (Accenture) e Umberto Tachinardi (Regenstrief Institute), com moderação de Fernando Sales (SBEB).
| 13/07 às 19hs |
Izabel | Webinários gratuitos - Enfermagem e a Transformação Digital da Saúde
- Objetivo: Preparar enfermeiras(os) para o encontro clínico mediado por emergentes e disruptivas tecnologias de informação e comunicação digitais (TICs), assim como para a gestão, inovação e liderança na Estratégia de Saúde Digital 2020-28, na Rede de Atenção à Saúde.
| Cronograma: 16/08, seg, 17h: Prontuário Eletrônico, Dr. Rodrigo Gaete https://youtu.be/eNHmHfXjn7I 23/08, seg, 17h: Robótica, Enfa. Fernanda Dornellas https://youtu.be/wDROOX-ORNM 30/08, seg, 19h: Telessaúde, Enfa. Roberta Rubia https://youtu.be/1dJqqPThneo |
Claudia Moro | ICIMTH2021 Pre-Conference Event - FREE AND OPEN meeting
- Saturday, 10 July 2021 at 18:00-20:00 pm EEST, Athens time (UTC+3), is the following:
Welcome by John Mantas, President of GBHIA Presentation of the Panelists Brief introduction to the ICIMTH series of conferences Opening of the Round Table Panel Discussion There are four main areas of interest to be discussed: 1.The contribution of BMHI in public health issues and mainly on the pandemic. 2.Clinical Informatics, hospital information systems, decision support. 3.Biomedical technology aspects, AI, IoT, new technologies. 4.Healthcare management, health policy, education. Final remarks of the panelists to the potential submitters of the ICIMTH2021 to be held on 16-17 October 2021. Closing remarks - Panelists: Bakheet ALDOSARI, Theo ARVANITIS, George DEMIRIS, Arie HASMAN, Reinhold HAUX, Christian LOVIS, Anne MOEN, Ivana OGNJANOVIĆ, Kaija SARANTO, Lăcrămioara STOICU-TIVADAR, Shabbir SYED-ABDUL
- Moderator: John MANTAS
- ICIMTH2021 on 16-17 October 2021 (http://www.icimth.com)
- John MANTAS é um dos membros da IMIA envolvidos com a formação Informática em Saúde
| Sábado 10/07 as 12h-14h (Brasília)
Join the event by clicking the link: https://www.airmeet.com/e/daca62c0-db2d-11eb-9a99-ab8bbdcc284b (Interaction is possible via the chat tool)
Alternatively, you may watch it at the YouTube link: https://www.youtube.com/channel/UCkMCT8J5tONXT0u8ofClprA |
3) Resumo da sessão anterior (Reunião CT-SD 2021-06-08)
4) Oficina de Trabalho - Atividade de facilitação para a construção do Relatório de Prospecção Tecnológica 2021 pelos Esquadrões/Membros dos CT´s - Equipe de DT´s/RNP - Ponto Focal: Naiara Cristina Maurício da Costa <naiara.costa@consultores.rnp.br>
- Abertura - Introdução a ferramenta de colaboração e acordos
- Atividade 1 - Alinhamento conceitual - Qual o objetivo queremos alcançar?
- Atividade 2 - Mapeamento de milestones
- Atividade 3 - Construção de Roadmap prévio
- Finalização - Próximos passos e feedback
Relatório de Registro das atividades e resultados do WORKSHOP DT no CT-SD
5) Próximas ações
Considerar a lista de prioridades deste Workshop e foco nos itens do Relatório de Prospecção Tecnológica 2021:
- Introdução
- Metodologia
- Panorama / Contexto
- Recomendações
- Problemas, Desafios e Dores identificadas
- Tendências tecnológicas e aplicações emergentes
- Tendências de curto ou médio prazo com o potencial de estender os serviços da RNP
- Tendências disruptivas de médio ou longo prazo, com o potencial de criar novos produtos/serviços ou modelos de negócio
- Visão de futuro do CT
- Curto prazo (1 ano)
- Médio prazo (2 - 5 anos)
- Longo prazo (6 - 10 anos)
- Referências
Reuniões adicionais por Esquadrão (duas horas por mês) com Membros do CT-SD e a comunidade de SD amplamente convidada:
Próximas reuniões do CT-SD: 10/08 - 10h-12h (Apresentação sobre o modelo OMOP), 14/09, 05/10, 09/11 e 14/12 - 10h-12h
Gravação: https://nasnuvensrnp-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/paulo_lopes_rnp_br/Ee5Yrw6hLAJMvvNJ0u9mfFoBkDLfYJtPMlcMPRE7H9LBXA?e=9Zsx7E