Child pages
  • Marker eduroam - Português
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

O Marker eduroam é uma ferramenta desenvolvida pela RNP para facilitar a gestão dos pontos de acesso eduroam. Através da ferramenta, os provedores de serviço eduroam tem total gerência sobre os cadastros de ponto de acesso, ficando a RNP apenas com a função de aprovar o ponto, tudo isso de forma simplificada e automatizada.

O eduroam no Brasil conta com mais de 2700 pontos de acesso, com mais de 170 provedores de serviço, disponível em universidades, institutos federais, agências de pesquisa e espaços públicos, sendo o crescente número de pontos de acessos, o ponto de partida na busca de melhorias nos processos e automação de tarefas manuais, objetivando a facilitação da gestão e maior confiabilidade dos cadastros de pontos de acessos.

Lista de alguns dos benefícios com a criação da ferramenta e melhoria dos processos:

  • Automação do processo de inserção, remoção e atualização de pontos de acesso eduroam;
  • Maior precisão dos cadastros de pontos de acesso;
  • Menor uso das equipes técnicas com atividades manuais.

Como era a atualização dos pontos de acesso?

1- Os provedores de serviço eduroam encaminhavam uma planilha com todos os pontos de acessos novos, atualizados ou removidos, conforme figura abaixo:

2 - A RNP checava em algum localizador web se as informações estavam corretas, realizava a inclusão de cada uma das informações em um arquivo xml e posteriormente disponibilizava em uma pasta com acesso web para leitura do monitor.eduroam.org .

Como ficou após o Marker eduroam?

1 - O provedor de serviço marca no mapa o local do ponto de acesso, preenche algumas informações e envia para aprovação.

2 - A RNP aprova o ponto ou envia comentário solicitando correção;

3 - Em seguida, atualiza o xml. Nesse ponto, um novo arquivo é gerado e disponibilizado para leitura do monitor.eduroam.org.

Resultados obtidos com o uso da ferramenta

Com a facilidade de gestão, o primeiro resultado imediato é uma maior confiança dos cadastros de pontos de acesso, além disso, temos também algumas reduções de números quanto ao processo de atualização:


Como faço para adotar?

A RNP disponibilizou o código fonte da ferramenta no Github, caso seja uma NRO (National Roaming Operators) e queira fazer uso da ferramenta, entre em contato nos seguintes e-mails solicitando acesso. Importante que envie também a conta do Github.

Contatos: jean.carlo@rnp.br ; jose.junior@rnp.br

  • No labels

0 Comments

You are not logged in. Any changes you make will be marked as anonymous. You may want to Log In if you already have an account.