Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Participantes:

SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

  • Claudia Moro <claudia.moro@gmail.com>

SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica

  • Fernando Sales <fernando.sales.ufpe@gmail.com>

Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços de Saúde

  • Claudia Brandao Goncalves Silva <brandao.claudia@ebserh.gov.br>
  • Eduardo Coelho <eduardo.coelho@ebserh.gov.br>

NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

  • Luciana Portilho <lportilho@nic.br>

GT-ChaiID: Plataforma Universal para Gestão de Identidades através da Blockchain - Coordenação Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Allan Freitas <allanedgard@gmail.com>

OCARIoT: Smart Childhood Obesity Caring Solution using IoT potential - consórcio representado pelo NUTES da UEPB

  • Paulo Barbosa <paulo.barbosa@nutes.uepb.edu.br> 
  • Eujessika Silva <eujessika.rodrigues@nutes.uepb.edu.br>

RNP

  • Luiz Ary Messina <luiz.messina@rnp.br>
  • Paulo Roberto de Lima Lopes <paulo.lopes@rnp.br>
  • Gilberto Vieira Branco <gilberto.branco@rnp.br>

Convidados

  • Isabel Cruz <isabelcruz@id.uff.br> - Profa.  do  NEPAE da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Ausências Justificadas:

Abrasco – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Grupo Temático Informação em Saúde e População da Abrasco – GTISP)

  • Angélica Baptista Silva <angelica.baptista@fiocruz.br>

SBC-CE-CAS – Sociedade Brasileira de Computação -Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde

  • Lucas Ferrari de Oliveira <lferrari@ufpr.br>


Resumo:

1) Boas-vindas: 

2) Apresentação: SBIS - Profa. Claudia Moro, sobre o modelo OMOP (30 min) e discussão sobre o potencial para a Pesquisa em Saúde

  • A iniciativa OHDSI (Observational Health Data Sciences and Informatics) - https://www.ohdsi.org/ redefiniu a área de pesquisa observacional em dados de saúde trazendo a possibilidade de realizar análises sistemáticas em grandes massas de dados (big data), provindas de diversas fontes, através da definição de um modelo comum de dados (Common Data Model – CDM OMOP), de mecanismos para tratamento de diferentes vocabulários, e da disponibilidade de um conjunto de ferramentas de software livre para análise dos mesmos. A OHDSI pode ser vista como uma comunidade de ciência aberta que busca ativamente a interoperabilidade e a reprodutibilidade na geração de evidências médicas. Defende uma mudança de paradigma, da pesquisa médica orientada a um estudo único com uma única estimativa, para a geração sistemática de evidências em larga escala. Estas evidências se concentram em estimar estatisticamente os efeitos de intervenções e tratamentos a partir dos dados de fontes de saúde do mundo real, tendo como premissa patamares de ocorrência conhecidos. A GP – Inovação da SBIS em colaboração com a comunidade OMOP Brasil busca através de parcerias, disseminar as práticas (health common data model). 
  • Uma iniciativa importante para a análise dos três esquadrões.
  • Apresentação da Dra. Maria Tereza Abrahao - HIAE <maria.abrahao@einstein.br>
  • https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/download/29/98/248-1?inline=1
  • https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/download/47/212/433-1?inline=1

3) Informes dos Participantes

Membro/Organização

Informe

Ação

Paulo

Capacity-building in health informatics: from competence frameworks to professionalism.

Chamada de Trabalhos da
International Journal of Medical Informatics 

https://www.journals.elsevier.com/international-journal-of-medical-informatics/call-for-papers/capacity-building-in-health-informatics-from-competence-frameworks-to-professionalism

Destaco:

  • Defining a body of knowledge for digital health and health informatics (activities, subspecialties,…)
  • Competency frameworks
  • Innovative methods for capacity building and curricula design
The review will take place in two stages. First: extended abstracts of 900-1000 words, due August 30, 2021 that provide enough information about the experience on education and professionalism programs.
Claudia MoroIniciativa da SBIS sobre um Serviço Experimental de TerminologiaApresentação na próxima reunião do CT-SD
Paulo e Claudia

XII Ciclo de Seminários Online - Agosto 2021

Tema: A ‘pia-da-cozinha’ (kitchen-sink) dos dados em saúde: infraestrutura, governança e compliance
Palestrante: Umberto Tachinardi
Dia: 09/08 - Hora: 20:00 às 21:30

Nesta palestra foi tratado tudo e mais um pouco do que gostaríamos de saber e discutir sobre dados abertos em saúde. Organização e utilização de dados, padrões, integração e compartilhamento de dados; abordando segurança, governança e compliance. O que e como fazer? Bem como, riscos, desafios, estado da arte, perspectivas, entre outros.

Para ser avaliado nos Esquadrôes 2 e 3: Umberto apontou que  uma Ciberinfraestrutura para Ciência de Dados em Saúde tem  uma grande oportunidade hoje ao surfar na onda da Telemedicina, para fazer uma Telemedicina do futuro usando não peer-to-peer, mas serviços baseado em Sistemas de IA que consomem um grande volume de dados !
Izabel 

27ª Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

http://www.nuteds.ufc.br/xvii-reuniao-rede-unasus/

4) Resumo da sessão anterior (Reunião CT-SD 2021-07-06)

Trabalho de facilitação do DT-RNP nos esquadrões: 


5) Atividade

O CT-SD e os Esquadrões  precisam buscar uma proposta ao CT-SD que apresente ações necessárias em cada um dos temas dos Esquadrões no cenário de Saúde Digital, considerando o Sistema RNP (Organizações de Ensino e Pesquisa). A RNP pode atuar como Rede de:  Conectividade, Serviços Avançados, Serviços Profissionais, Escola (ESR), Redes Colaborativas, PD&I, Promotora de Políticas Públicas, Articuladora, HUB, etc... 

Considerar os itens do Relatório de Prospecção Tecnológica 2021:

  • Introdução
    • Escopo e limitações
  • Metodologia
  • Panorama / Contexto
  • Recomendações
    • Problemas, Desafios e Dores identificadas
    • Tendências tecnológicas e aplicações emergentes
    • Tendências de curto ou médio prazo com o potencial de estender os serviços da RNP
    • Tendências disruptivas de médio ou longo prazo, com o potencial de criar novos produtos/serviços ou modelos de negócio
  • Visão de futuro do CT
    • Curto prazo (1 ano)
    • Médio prazo (2 - 5 anos)
    • Longo prazo (6 - 10 anos)
  • Referências

O Relatório é uma ORIENTAÇÃO para a RNP, que avaliará as recomendações.


Reunião com os Esquadrões em 20/07:

  • Objetivos do esquadrão: Relatório de Prospecção Tecnológica
  • Contexto da proposta de facilitação da equipe de Designer Thinking da RNP
  • A forma de trabalho nos esquadrões - Reuniões periódicas
  • Expectativa, Bagagem do Membros
  • Riscos para o desenvolvimento do Trabalho
  • Retrospectiva do que já foi gerado
  • Definição de papéis
  • Plano de ação

MIRO: 

Relatos dos Esquadrões:

6) Próximas ações

Cada um dos lideres esquadrões deve preparar até a data limite: 

  • Responder a pergunta: E1 - O que é Prática Digital da Saúde? / E2 - O que é a Ciberinfraestrura da Saúde Digital? / E3 - O que é a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital? - Até 19/08

  • Elaborar o texto de Motivação do Esquadrão - Até 19/08

  • Elaborar o objetivo do Esquadrão - Até 19/08

  • Elaborar a agenda de reuniões mensais até dezembro (preferencialmente na terceira semana de cada mês) - Até 19/08

  • Elaborar uma minuta de carta convite do Esquadrão para participação de novos membros da comunidade - Até 13/08

Paulo Lopes irá:

  • Atualizar as wikis dos esquadrões - Até 26/08
  • Descrever uma política de participação dos esquadrões - Até 13/08
  • Elaborar um comunicado com as cartas e política para serem publicadas no Boletim RUTE - Até 26/08

Membros do CT-SD:

  • Encaminhar convites para comunidades baseado nas cartas e política de participação

Reuniões adicionais por Esquadrão (duas horas por mês), com facilitação da RNP, com Membros do CT-SD e a comunidade de SD amplamente convidada:

Próximas reuniões do CT-SD: 14/09, 05/10, 09/11 e 14/12 - 10h-12h

Gravação: 

https://nasnuvensrnp-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/paulo_lopes_rnp_br/Ef2OjNd2ByBPieloyVoWYAkBrjqYyvQwMLOvggl_jTEWag?e=ttzwaF




  • No labels