Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Público alvo

Membros do CT-SD, colaboradores RNP, comunidade da RUTE e estudantes, profissionais, professores e membros das Instituições colaboradoras do CT-SD.

Convite

Estimados 

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital - CT-Saúde Digital ou CT-SD, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), é um fórum para estudar o futuro das aplicações, produtos e serviços e as aspirações em saúde digital, para as mais variadas áreas de assistência, pesquisa, ensino e gestão. O CT-Saúde Digital realiza a prospecção tecnológica na saúde digital, contribuindo para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Sistema RNP e fora dele. 

O CT está organizado em três esquadrões de trabalho: 

Esquadrão 1: Aceleração da capacidade de Recursos Humanos na Prática Digital; 

  • Questões relacionadas a prática profissional dentro da saúde digital, suas dificuldades, desafios, competências e habilidades requeridas, tendências tecnológicas, além de mapear atividades que podem ser desenvolvidas com o objetivo de melhorar este cenário no país. Nesse sentido, a ampla participação de especialistas no tema é fundamental para o avanço destas discussões. 

Esquadrão 2: Prospecção dos componentes para a Ciberinfraestrutura da RNP necessários para o Ensino e Pesquisa em Saúde Digital; 

  • Questões relacionadas às aspirações de uma ciberinfraestrutura necessária a saúde digital. O levantamento das informações/necessidades em ciberinfraestrutura no curto, médio e longo e norteará futuras decisões que deverão ser tomadas para preparar a RNP e auxiliar na definição de serviços importantes para o SUS. A participação da comunidade científica neste levantamento e apontamentos de necessidades é fundamental para que novas tecnologias e estruturas sejam implementadas. 

Esquadrão 3: Definição do corpo de conhecimento em Saúde Digital; 

  • Questões relacionadas à o que é a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital. A definição de um corpo de conhecimento em Saúde Digital tem o objetivo de propor as prioridades de linhas e temas de pesquisas, desenvolvimento e inovação em Saúde Digital, para alavancar as ações da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (Ministérios da Saúde), considerando as definições da OMS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Os Esquadrões do CT-SD tem o prazer de convidá-los(as) para participar das reuniões de discussão sobre suas atividades e de elaboração do relatório Visão de Futuro deste Esquadrão para o CT.  

Nós, membros dos Esquadrões, somos voluntários representando diferentes entidades e experiências, trabalhando em equipe e movidos pelo sonho de conseguirmos ter a Saúde Nacional em um patamar de excelência, utilizando tecnologias de ponta e com as melhores práticas para que a população brasileira tenha um melhor acesso à saúde e uma melhor qualidade de vida. Nossa contribuição visa prescrever um relatório de visão de futuro para a RNP e outras partes interessadas. 

Para realizarmos este objetivo, precisamos de profissionais determinados a contribuir com esse desafio, trazendo diferentes conhecimentos, visões e experiências em P&D&I em Saúde Digital. Acreditamos que juntos somos mais fortes para cumprir essa missão que tem o potencial de provocar um impacto significativo na saúde digital, habilitando novas conexões entre a sociedade, a academia, o mercado e outros atores.   

A colaboração no Esquadrão é uma ótima oportunidade do participante contribuir com sua experiência e visão de futuro, bem como, envolver-se em discussões sobre os temas e ampliar sua rede de relacionamentos técnicos-científicos. É esperado que o “espaço” proporcione a consolidação de uma produção técnico-científica e que possa gerar a publicação de um livro e/ou artigos para publicações científicas. Os produtos advindos das discussões e produções científicas podem vir a ser utilizados como propostas para PD&I na RNP e outras partes interessadas, como editais públicos e políticas públicas. Dessa forma, participar dos Esquadrões significa estar em linha de forma antecipada a estas propostas. Por último, a RNP reconhece no CT-SD e Esquadrões um lócus de especialistas-consultores que podem vir a participar de diversas demandas e oportunidades na RNP. 

O convite é exclusivo para participação nos Esquadrões, no entanto, a participação no CT-SD também é bem-vinda, na qualidade de convidado.  Espera-se do participante, de forma voluntária, o engajamento nas reuniões mensais do esquadrão, de duas horas por mês, e na produção ou revisão de textos e contribuições ao relatório do esquadrão, mais cerca de quatro horas por mês.  
 
Quer fazer parte dessa jornada de transformação? Junte-se a nós 

Se inscreva nas Listas de discussão do Esquadrão de interesse:

As próximas reuniões dos Esquadrões acontecerão em:

Esquadrão 1Esquadrão 2Esquadrão 3

23/09 - 10h 
14/10 - 10h 
18/11 - 10h 
09/12 - 10h 


16/09 - 10h
14/10 - 14h 
11/11 - 10h
09/12 - 14h

02/09 - 16h
23/09 - 16h 
21/10 - 16h 
18/11 - 16h 
09/12 - 16h  


Sempre na sala virtual:  https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/CT-SD 

Para mais informações sobre o CT-SD: 
https://wiki.rnp.br/display/ctsaudedigital 

Quer ajudar a divulgar esta iniciativa? Divulgue este e outros convites mais específicos 

Cordialmente, 

Luciana Portilho  
Analista de informação / Coordenação da pesquisa TIC Saúde  
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação 
Líder do Esquadrão 1 

Lucas Ferrari de Oliveira 
Professor Associado 
Departamento de Informática (DInf) 
Universidade Federal do Paraná - UFPR 
Líder do Esquadrão 2 

Fernando Sales 
Professor Adjunto 
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE  
Líder do Esquadrão 3 

Paulo Lopes
Especialista em Saúde Digital
Rede Universitária de Telemedicina - RUTE®
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP
Coordenador Técnico

Entre outros Lideres dos Esquadrões

Comitê Técnico Prospecção de Saúde Digital – CT-SD 
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP 

  • No labels