Child pages
  • Sobre - Arquitetura do Serviço

Serviço Experimental de CIrcuitos aPrOvisionados dinamicamente (SE-CIPÓ)

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Infraestrutura do Serviço

O CIPÓ requer que a RNP implantem uma série de componentes que fazem parte da infraestrutura do serviço. Existe uma infraestrutura em camadas para implantar o serviço: serviços centrais (Topologia e Diretório), rede sobreposta e componentes de controle. No domínio RNP, adotou-se a estratégia de se configurar diretamente os equipamentos do backbone através de sistemas lógicos, o que segrega o controle do tráfego da rede em produção e a rede de circuitos. Esses sistemas lógicos são configurados nativamente e se utilizam dos protocolos do MPLS para estabelecer circuitos. Existe um componente que realiza as configurações inter-domínios dos circuitos requisitados (OSCARS 0.6). Para realizar as solicitações dos circuitos sob-demanda, o usuário deve usar a interface do usuário do serviço (MEICAN). A imagem abaixo representa a infraestrutura do serviço.

Componentes do Serviço

 

Componente

Descrição

ATER

Interface gráfica que permite que o usuário crie regras efetivas e de monitoramento que permitem encaminhar tráfego através de circuitos dinâmicos, ou apenas monitorar o fluxo de dados.

MEICAN

Interface gráfica baseada em web desenvolvida interface do usuário final com o serviço, para solicitar agendamentos de criação de circuitos.

NSI AggregatorComponente que coordena as solicitações de criação de circuitos em múltiplos domínios (RNP e redes acadêmicas internacionais).

OSCARS 0.6

Componente responsável pela configuração dos roteadores da rede sobreposta no backbone da RNP para a criação/remoção dos circuitos solicitados pelos usuários do serviço. Recebe pedidos do componente MEICAN através de uma interface Web Services e acessa os roteadores da rede sobreposta através de conexões SSH.

perfSONAR/Topologia

Componente para cálculo das rotas para construção automatizada dos circuitos.

MonCircuitos

Sistema para monitoramento dos circuitos criados pelo serviço e do tráfego passante em cada circuito.

DCN WeathermapInterface para listar os circuitos ativos e informações de cada circuito, como topologia e histórico de medições.

LS/Juniper

Instâncias lógicas criadas nos roteadores físicos do backbone da RNP usando recurso de Logical Systems. Recebem conexões via SSH do componente OSCARS para criação e remoção automatizada dos circuitos.

Rede Sobreposta

Rede de roteadores virtuais formada sobre a topologia da rede do backbone da RNP.

Switch PoPSwitch na infraestrutura dos PoPs da RNP usado para distribuir o acesso à rede CIPÓ aos clientes da RNP
  • No labels