Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

Bem vindo a página do Eduroam no wiki da RNP. As informações contidas aqui são de domínio público e ser de apoio as instituições que irão aderir ao serviço oferecido pela RNP.

Eduroam é um serviço de roaming federado que provê acesso seguro a redes sem fio autenticando seus usuários através de credenciais emitidas pelo seu IDP.

Principais terminologias do Eduroam

Provedor de identidade do eduroam (eduroam Identity Provider - IDP)

Uma entidade que é responsável pelas credenciais de usuário e a operação de um servidor de autenticação para acesso ao eduroam destes usuários. IdPs também são conhecidos como "instituições de origem".

Provedor de serviço do eduroam (eduroam Service Provider - SP)

Uma entidade que opera uma rede de acesso no qual os usuários eduroam são admitidos para acessar serviços de Internet, uma vez que são autenticado com êxito por seu IDP. SPs também são conhecidos como "instituições visitadas".

Operador de roaming (Roaming Operator - RO)

A entidade que opera o serviço eduroam para um país ou economia e que é reconhecido como tal pelo RC que ele pertence, ou, no caso de o país ou economia é parte de uma região geográfica para a qual  um RC não é estabelecida, pela GeGC.
O RO pode ser um operador Nacional de Pesquisa e Rede de Educação, por exemplo. ROs são por vezes referido como "As operadoras eduroam".

Servidor de proxy RADIUS (RADIUS Proxy Server- RPS)

RPSs são estabelecidos e mantidos, a fim de fornecer a infra-estrutura técnica (ou seja, a hierarquia do servidor RADIUS) parao serviço eduroam global.
Os RPSs de nível superior para uma região geográfica são mantidas pelo RC correspondente. Nos casos em que um RC não é estabelecida para uma determinada região, o GeGC, aconselhado pelo ROs daquela região, nomeia o RO que irá executar os RPSs de nível superior para a região.

Confederação de Roaming (Roaming Confederation - RC)

Uma entidade que consiste em um conjunto coeso de ROs que sirva uma região geográfica e que seja reconhecido como tal pelo GeGC. O "European eduroam Confederation" é um exemplo.

Changelog 

  • No labels