Sobre o Serviço

Descrição

Arquitetura do Serviço

Portal de Medições

Kit de Medições

Política de Uso e Segurança

Status da Implantação

Guia de Instalação

MP (Atraso e Vazão)

Kits de Baixo Custo (2a. Geração)

Guia de Uso

Portal de Medições

Implantação

[Instituições Clientes (Kit de Baixo Custo)]

[Instituição (2a. Geração)]

PoP

RNP

MonIPÊ Live

Disseminação

Material de apoio

Suporte

Lista de E-mail e Suporte

FAQ & Glossário




Desenvolvimento

Comparativo Técnico

Hardware

Software

Ferramentas de Medição

Montagem

MonIPÊ 2.0

MP

LS

MA

MA-Esmond

NDT

Proxy IdP CAFé

Versões Anteriores

MonIPÊ 1.0




Acompanhamento

Log de Problemas

Implantação GTI

Roadmap

2016

2015

2014

2013

Lista de Requisitos

2014

2013

Demonstrações

Piloto 2013

Equipe

2016

2015

2014

2013

Reuniões

2016

2015

2014

2013

Relatórios Anuais

[2014]

2013

Child pages
  • Relatório - 2013

AVISO: Essa página foi movida! Para versão atualizada do conteúdo acesse: https://wiki.rnp.br/display/monipe

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

O objetivo desse projeto é melhorar o serviço de monitoramento de desempenho, que é realizado hoje na rede Ipê e estender até as instituições clientes da RNP.
O projeto foi estruturado nas seguintes atividades:

a)    Revisão e melhoria do serviço atual

Foi realizada uma reengenharia do serviço, revisitando os processos operacionais do serviço atual, modelo de suporte e de manutenção.

Um resultado importante dessa revisão foi a homologação da solução para implantar pontos de medição utilizando máquinas virtuais ao invés de servidores.

Com essa solução foi atualizada a malha de medições atual, substituindo os equipamentos de medições hospedados nos PoPs para o ambiente de maquinas virtualizadas da RNP, gerando com isso um ambiente mais otimizado e com mais capacidade. Já foram migrados 13 PoPs da RNP para o ambiente de medição virtualizado;

Foi realizada a migração do ambiente central do serviço, anteriormente hospedado e operado pela equipe de desenvolvimento do PoP-SC, para o IDC da RNP em Brasília, e realizada a transferência para a RNP da operação do serviço MonIPÊ.

Como resultado dessa atividade, foi criado um grupo interno na RNP para modelar o serviço de medições para as instituições, uma vez que esse novo serviço tanto pode ser utilizado por um usuário interessado em obter dados da rede para avaliar/medir a sua aplicação como também para o usuário do NOC da instituição. A gama de possibilidades do uso desse ambiente de medições, principalmente quando estendemos seu alcance até as redes de campus precisa ser explorada. Com esse serviço estamos dando ao usuário uma “transparência” do que ocorre na rede, apoiando as negociações com os fornecedores de infraestrutura, permitindo realizar o gerenciamento do SLA oferecido.


b)    Desenvolvimento de uma soluções de medições de baixo custo
 
Foi desenvolvida a solução de Ponto de Medição (Measurement Point - MP) de baixo custo, usando kits para monitoramento construído com hardware - plataformas Raspberry Pi e CuBox - e software embarcado, para expansão da malha de medições até as redes metropolitadas e campus de instituições clientes (última milha).
O protótipo foi demonstrado em 2013, durante WRNP, Forum RNP, WTR do PoP-SC e SCI.

Para validar a solução realizamos um piloto com dois PoPs e quatro  instituições usuárias:  PoP-SC, PoP-MG, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, IFC Videira e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Dentro do escopo de apoiar a instituição no uso das medições, foi desenvolvido um novo portal de monitoramento com foco na instituição usuária, que permite de forma amigável o usuário acessar todos os dados de sua instituição e para o administrador do PoP acessar os dados de todas as instituições conectadas.
O protótipo, que está em fase de validação, está disponível em http://200.237.196.153/.
Foi iniciada a prospecção para o desenvolvimento de um MP para largura de banda de 10Gb/s.

Estamos integrados (registro e localização) com os Pontos de Medição do sistema perfSONAR-pS da Internet2 ;

Próximas atividades em 2014:

Completar a transição do Serviço MonIPÊ para produção.
Desenvolver o MP de 10Gb/s
Aperfeiçoar a solução de baixo custo, transformando-a em um produto, melhor empacotado.
Estabelecimento do monitoramento de desempenho regular -  medições contínuas de atraso, perdas e largura de banda - entre a RNP e outras redes acadêmicas.
Disseminar/capacitar os administradores de redes usuárias da RNP – redes de campus e metropolitanas - na prática de gerenciamento de desempenho em redes, através de cursos na ESR, workshops e  palestras.

 

  • No labels