Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 6 Next »

  

Comitê Técnico de Videocolaboração (CT-video)

Este Comitê irá estudar o futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O aumento do número de projetos desenvolvendo serviços/aplicações baseados em vídeo, porém com pouca integração (e padronização) entre si, tem gerado demandas por análises amplas e completas sobre os desdobramentos dessas tecnologias. Dessa forma, este CT irá realizar uma prospecção tecnológica na área de aplicações de vídeo e colaboração remota, visando identificar protocolos de distribuição, taxas de transmissão e requisitos de rede, contribuindo, assim, para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em P&D.

Serão analisadas as tendências em diversas áreas, como: vídeoconferência; telemedicina; produção, edição e transmissão televisiva; sistemas de telepresença; holografia; áudio 3D; sistemas de segurança para videocolaboração; participação e geração de vídeos em ambientes não controlados, entre outros. 

Atividades a serem desenvolvidas:

  1.  Mapeamento sistemático do estado da arte das tecnologias prospectadas;
  2.  Mapeamento sistemático do estado da arte das pesquisas em andamento no Brasil sobre os temas compreendidos na análise;
  3. Relatório de visão de futuro sobre o tema, com recomendação de investimentos em P&D. 

Essa atividade está vinculada ao Processo de Prospecção Tecnológica da RNP, e se insere no projeto de criação de comitês técnicos que visam manter um canal de comunicação permanente com a comunidade de pesquisa e possíveis usuários para fazer uma prospecção tecnológica e criar uma visão de futuro de aplicações de vídeo colaboração.

 

Composição do Comitê

O comitê será formado por pesquisadores acadêmicos das áreas de multimídia; profissionais de empresas desenvolvedoras e usuários de serviços de videocolaboração; representantes da RNP: áreas de Engenharia, Operação, Internet Avançada e Serviços.

O CT está estruturado da seguinte forma:

  • Coordenador: Guido Lemos, responsável por (1) convidar e convocar os membros do comitê, (2) propor um plano de trabalho, (3) coordenar as reuniões do comitê.

  • Assistente: Valdecir Becker, responsável por (1) Agendamento e organização de reuniões, (2) Elaboração de atas de reuniões, (3) Edição de páginas web e Wiki, (4) Moderação de lista de discussão,

    (5) Edição de documentos.

  • Secretário: Leandro Ciuffo, responsável por organizar as reuniões, acompanhar o cronograma das atividades pelo comitê.
  • Membros: Participar das reuniões e encontros do Comitê de videocolaboração, elaborar recomendações sobre o direcionamento das atividades do CT. Os membros estão sendo convidados pelo coordenador. 

Recently Updated

Navigate space

 

  • No labels