Comitê Técnico de Videocolaboração (CT-video)
Este Comitê irá estudar o futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O aumento do número de projetos desenvolvendo serviços/aplicações baseados em vídeo, porém com pouca integração (e padronização) entre si, tem gerado demandas por análises amplas e completas sobre os desdobramentos dessas tecnologias. Dessa forma, este CT irá realizar uma prospecção tecnológica na área de aplicações de vídeo e colaboração remota, visando identificar protocolos de distribuição, taxas de transmissão e requisitos de rede, contribuindo, assim, para a construção de visões técnicas que orientem novos investimentos em P&D.
Serão analisadas as tendências em diversas áreas, como: videoconferência; telemedicina; produção, edição e transmissão televisiva; sistemas de telepresença; holografia; áudio 3D; sistemas de segurança para videocolaboração; participação e geração de vídeos em ambientes não controlados, entre outros.
Atividades a serem desenvolvidas:
- Mapeamento sistemático do estado da arte das tecnologias prospectadas;
- Mapeamento sistemático do estado da arte das pesquisas em andamento no Brasil sobre os temas compreendidos na análise;
- Relatório de visão de futuro sobre o tema, com recomendação de investimentos em P&D.
Essa atividade está vinculada ao Processo de Prospecção Tecnológica da RNP. Está inserido em um projeto amplo de criação de comitês técnicos, que visam manter um canal de comunicação permanente com a comunidade de pesquisa e possíveis usuários, para fazer uma prospecção tecnológica e criar uma visão de futuro de aplicações de vídeo colaboração.
Visão do CT-Video
Ser reconhecido pelas autoridades como um fórum de especialistas para representatividade do Brasil em órgãos de padronização internacional.
Composição atual do Comitê
O comitê será formado por pesquisadores acadêmicos das áreas de multimídia, vídeo digital e redes; profissionais de empresas desenvolvedoras e usuários de serviços de videocolaboração;
O CT está estruturado da seguinte forma:
- Coordenador: Guido Lemos, responsável por: (i) convidar e convocar os membros do comitê, (ii) propor um plano de trabalho, (iii) coordenar as reuniões do comitê.
- Assistente: Valdecir Becker, responsável por: (i) Agendamento e organização de reuniões, (ii) Elaboração de atas de reuniões, (iii) Edição de páginas web e Wiki, (iv) Moderação de lista de discussão, (v) Edição de documentos.
- Secretário: Leandro Ciuffo, gerente da RNP responsável por acompanhar as atividades e gerenciar o orçamento do Comitê.
- Membros: Participar das reuniões e encontros do Comitê de videocolaboração, elaborar recomendações sobre o direcionamento das atividades do CT.
O Comitê é aberto a todos os interessados. Para fazer parte do Comitê basta se inscrever na lista de discussão.
Relatórios do primeiro ano
Estado da arte das pesquisas em videocolaboração no Brasil (arquivo .PDF)
Este relatório representa o primeiro relato de atividades do Comitê Técnico de Videocolaboração, trazendo um mapeamento sistemático do estado da arte das pesquisas em andamento no Brasil sobre os temas relacionados à videocolaboração. Aponta também, além dos temas e tipos de abordagem, as tecnologias pesquisadas pelos principais grupos de pesquisa do país.
Visão de futuro para as pesquisas em videocolaboração no Brasil (arquivo .PDF)
Este relatório representa a continuidade do relato de atividades do Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Video), trazendo uma visão de futuro da área da videocolaboração, a partir da visão de pesquisadores brasileiros da área. Ao identificar dois grandes temas (sincronismo e indexação), e duas grandes áreas (telessaúde e ensino à distância), considerados pelos pesquisadores brasileiros como as mais promissoras dentro do tema da videocolaboração, aponta estes como prioritárias para investimentos de P&D.
Chamada para projetos de videocolaboração
O Comitê de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo) lança a presente chamada de propostas para financiar projetos de P&D com duração de até seis meses. Em sua maioria, o edital visa financiar alunos de graduação ou pós-graduação a elaborarem estudos que explorem o uso de aplicações baseadas em vídeo e colaboração remota, de acordo com as áreas de interesse elegidas pelos membros do próprio comitê.
Os projetos foram agrupados em cinco linhas temáticas:
1. Produção colaborativa de vídeos apresentando os laboratórios que integram o CT-Vídeo;
2. Edição e finalização dos vídeos produzidos na Linha 1;
3. Diagnóstico e mapeamento de órgãos de padronização;
4. Mapeamento de padrões e lacunas de aplicações de vídeo em desenvolvimento no país;
5. Estado da arte internacional da área da videocolaboração;
As propostas devem ser enviadas para o e-mail pvideo2015@rnp.br até 25/05.
Veja a chamada na íntegra: (arquivo.PDF)
Ferramentas
- Lista de discussão: http://listas.rnp.br/mailman/listinfo/ct-video