Child pages
  • Conceitos básicos de uma conferência web
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

 

Definição de conferência web

O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e Headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao micro do usuário. O serviço é voltado para as instituições que precisam realizar trabalhos colaborativos, que envolvam compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações de slides, quadro de notas, chat e/ou compartilhamento de tela. As possibilidades de uso do serviço são diversas e vão de simples reuniões até aulas de ensino a distância.

Fonte : https://portal.rnp.br/web/servicos/conferencia-web

Comunidades

Uma comunidade tem o intuito de agregar um grupo de usuários com um objetivo em comum. Pode ser uma comunidade reunindo colaboradores em um projeto, ideia ou trabalho especifico. Estes colaboradores podem pertencer a mesma instituição ou a instituições distintas.

As comunidades suportam a troca de documentos, mensagens em informações entre seus membros.

Uma comunidade pode ser :

comunidade públicaQualquer um, que conheça o endereço web da comunidade, consegue acessar a sala de conferência web. Somente membros da comunidade conseguem iniciar a sala, sendo assim, os demais somente conseguirão acesso em uma conferência já iniciada. A inclusão de um usuário na comunidade pública só é concedido após a liberação do(s) administrador(es) desta.
comunidade privadaSomente membros que pertencem a uma comunidade privada conseguem acesso a uma conferência web em andamento. Somente membros da privada conseguem iniciar a sala, sendo assim, os demais somente conseguirão acesso em uma conferência já iniciada.

É possível liberar o acesso a uma conferência web em execução de uma comunidade privada para convidados que não fazem parte da mesma. Para isso existe duas chaves de acesso, definidas na criação da comunidade privada, que são :

  • Chave de usuário - Permite um convidado entrar na sala da comunidade com privilégios de usuário.
  • Chave de moderador - Permite um convidado entrar na sala da comunidade com privilégios de moderador.

Salas de conferência web

Uma sala de conferência web pode ser pessoal ou de uma comunidade. A tabela abaixo ilustra a diferença entre os tipos de salas.

 PessoalComunidade
DescriçãoPertence ao usuário que autenticou no sistemaPertence a comunidade
DocumentosNão possui suporte a este recursoPossui suporte a envio de arquivos e estes pertence a comunidade
Quem pode administrar ?Somente o usuário dono da salaQualquer administrador da comunidade
Pode ter mais de 1 administrador ?(error)(tick)
Pode ser pública(error)(tick)

Toda comunidade possui uma sala de conferência web integrada. A tabela abaixo indicam os tipos de salas existentes.

PúblicaQualquer usuário pode solicitar acesso a sala. É necessário a aprovação de um moderador para permitir o acesso, por padrão. É possível modificar essa configuração para permitir o acesso de qualquer um se a necessidade de aguardar aprovação.
PrivadaQualquer usuário que não é membro da comunidade mas que possua a chave de acesso pode acessar a sala de conferência web.

Chaves de acesso da sala de conferência web

As salas privadas possuem obrigatoriamente dois tipos de chave, conforme ilustrado na tabela abaixo.

Chave para participantesO convidado acessa a sala com privilégios de participante
Chave para moderadoresO convidado acessa a sala com privilégio de moderador

As duas chaves são definidas no momento em que uma comunidade é criada. Elas podem ser modificadas a qualquer momento por qualquer administrador da comunidade.

Formas de acesso a uma sala de conferência web

Uma sala de conferência web só pode ser acessada quando algum usuário dono da sala, uma comunidade pode ter mais de um dono, estiver iniciada por ele.

Uma vez que a sala foi iniciada, é possível acessa-la através de um endereço web ou navegando pelas comunidades. Em geral é enviado um convite para acessar determinada sala com o endereço web da mesma.

 AdministradorUsuário membroUsuário que não é membroConvidado
Sala pública
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa mediante aprovação do moderador
  • Precisa ser liberada pelo moderador da sala
Sala privada
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa mediante a digitação da chave de acesso
  • Acessa mediante a digitação da chave de acesso

Tipos de usuários de conferência web

A tabela abaixo descreve que tipos de usuários existem em uma sala de conferência web.

ModeradorModera a sala de conferência web. Ele pode autorizar acessos a sala de conferência, modificar e aplicar Layouts customizados, remover usuários da sala, configurar os tipos de recursos que estarão disponíveis na sala para os participantes entre outras opções. Pode definir quem será o apresentador e também eleger outros moderadores.
ApresentadorÉ o participante que irá apresentar algum conteúdo na reunião. Tem permissão de fazer upload dos arquivos suportados e compartilhar a tela de seu desktop.
ParticipanteÉ o usuário que participa da reunião, podendo habilitar o microfone e a webcam.
Participante ouvinteÉ o usuário que participa da reunião, mas não habilitou o microfone. Apenas escuta o áudio, visualiza o vídeo e apresentação
  • No labels