Projeto SAGE

Skip to end of metadata
Go to start of metadata

 

Neste documento são listadas as  atividades de manutenção de um painel SAGE2. As atividades de manutenção são executadas apenas no nó que contém o componente Server

Neste documento assume-se que o SAGE2 esteja instalado no diretório $HOME/sage2; se não for este o caso deve-se efetuar as alterações apropriadas nos comandos abaixo. 

 

Inicialização do Sistema

Para a inicialização do componente Server do SAGE sem controle de acesso, iniciá-lo com a seguinte linha de comando em uma janela de terminal

cd $HOME/sage2
node server.js -l 

Caso se deseje usá-lo com um controle de acesso via senha, deve-se usar a seguinte linha, substituindo senha_acesso pela senha a ser usada para o controle de acesso:

cd $HOME/sage2
node server.js -l -p senha_acesso

O script GO deste wiki (versão 0.2 ou superior) já possui suporte para os modos com e sem senha. Neste caso, pode-se baixá-lo da página de Downloads e alterá-lo conforme instruções constantes na página e no próprio script.

Encerramento do Sistema

Para desligar o SAGE pode-se utilizar o script KILL deste wiki, que pode ser baixado da página de Downloads. Caso deseje-se encerrá-lo manualmente pode-se utilizar os seguintes comandos:

killall chrome
killall node
killall chrome

O comando para encerrar o chrome é efetuado 2 vezes, pois em alguns casos nem todas as janelas do chrome são encerradas quando da execução do primeiro comando.

Backup do Sistema

Para o Backup completo do sistema basta copiar todo o diretório $HOME/sage2.

Caso deseje-se copiar apenas os arquivos alterados (para o caso de um update do SAGE), deve-se copiar os seguintes diretórios

 
DiretórioDescrição do Conteúdo
$HOME/sage2/public/uploads 
Conteúdos ‘uploadados’, aplicações JS
$HOME/sage2/keys
Arquivos *.crt e *.key contém as chaves usadas pelo SAGE
$HOME/sage2/config
Arquivo <hostname>-cfg.json

Update do SAGE

Recomenda-se inicialmente criar uma cópia do diretório $HOME/sage2, para evitar problemas causados por updates e a seguir executar os comandos abaixo para a atualização do SAGE.

cp -r $HOME/sage2 $HOME/sage2.backup
cd $HOME/sage2
env GIT_SSL_NO_VERIFY=true git pull
npm run in 

É importante ressaltar que o update do SAGE pode demandar bibliotecas novas do node.js, então se houver problemas neste sentido é interessante fazer o update do sistema operacional inteiro

Update do Sistema Operacional

O update do sistema operacional deve ser efetuado periodicamente, de maneira a garantir correções de erros, incluindo vulnerabilidades de segurança do sistema operacional e aplicações. Os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • Se o sistema estiver usando um driver da placa de vídeo instalado manualmente (ao invés do driver instalado via sistema de pacotes do sistema operacional), pode ser necessário reinstalar o driver após o update do sistema operacional. Neste caso é importante efetuar o download do driver da placa de vídeo antes do update, caso seja necessário reinstalá-lo;
  • Após o update, pode ser necessário dar novamente permissão ao node.js para efetuar o bind nas portas privilegiadas.

As instruções abaixo descrevem os passos para o update do OpenSUSE, incluindo o passo para dar permissão para o node abrir portas privilegiadas.

sudo zypper refresh
sudo zypper update
sudo setcap 'cap_net_bind_service=+ep' /usr/bin/node    # pode ser que o node esteja instalado em /usr/local/bin/node
sudo init 6

Após o update do sistema operacional, recomenda-se efetuar o update do SAGE.

Instalação de certificado público

Executar os comandos abaixo, substituindo <ARQUIVO-CERTIFICADO>.pfx pelo nome do arquivo contendo as chaves públicas e privadas enviadas pela entidade certificadora e substituindo <NOME_COMPLETO_PAINEL> pelo nome completo do painel no DNS (ex.: painel.instituiçao.exemplo.br):

openssl pkcs12 -in <ARQUIVO-CERTIFICADO>.pfx -nocerts -nodes -out $HOME/sage2/keys/<NOME_COMPLETO_PAINEL>-server.key
openssl pkcs12 -in <ARQUIVO-CERTIFICADO>.pfx -clcerts -nokeys -out $HOME/sage2/keys/<NOME_COMPLETO_PAINEL>-server.crt 
  • No labels