Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Conceitos básicos

O que é o edudrive@RNP

 

O edudrive é um serviço de sincronização e compartilhamento de arquivos em nuvem, desenvolvido pela RNP e voltado principalmente para professores e pesquisadores, desenvolvido a partir de tecnologias de código aberto (baseado no ownCloud e Openstack) amplamente difundidas. Algumas das características do serviço são:

  • Replicação de Arquivos: Todos os arquivos armazenados no serviço são replicados em pelo menos 3 locais, com pelo menos uma cópia em uma região geográfica diferente da origem do usuário.
  • OpenSource: Serviço totalmente baseado em tecnologias Open Source, desenvolvido em parceria com a comunidade OpenStack e Owncloud.
  • Multiplataforma: Serviço totalmente baseado em tecnologias Open Source, desenvolvido em parceria com a comunidade OpenStack e Owncloud.
  • Acesso Federado: O Serviço atualmente tem suporte a autenticação federada, permitindo single-sign-on (SSO) a partir de federações baseadas em SAML.
  • API de Desenvolvimento em OpenStack: Possibilita o armazenamento de dados diretamente no ambiente edudrive integrando suas aplicações através de API REST.
  • API de desenvolvimento em edudrive: Oferece a possibilidade de armazenar dados diretamente no ambiente edudrive de forma segura integrando suas aplicações através da API pública do edudrive ou via WebDAV.

Algumas características

 

  • Desenvolvido inicialmente por uma equipe formada por professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado de várias instituições (UFRN, UFPA, UFMG e UFSC) através do programa de GT’s de P&D da RNP. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido e mantido pela Anolis TI.
  • Desenvolvimento financiado pela RNP.
  • Construído sobre uma base de código aberto altamente customizável e expansível com ampla adoção de desenvolvedores em uma comunidade dinâmica e atuante baseado no OpenStack e Owncloud.
  • Arquitetura escalável e de alta disponibilidade.

 

Oferta do serviço

 

  • O serviço é oferecido para qualquer instituição que faça parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), ou federações baseadas em SAML.
  • O serviço oferta um sistema de gerenciamento de usuários (FACS) na federação, possibilitando ao gestor da instituição aderente ao serviço e ao gestor de todo o serviço a gerencia de usuários, provedores de identidades, grupos, quotas e etc.
  • É possível que uma instituição ative a moderação de usuários. Desta forma é necessário a aprovação, por parte do gestor da instituição para dar acesso aos usuários.
  • O sistema de gestão possui permissão hierárquica
  • Existe o gerenciamento de quota de armazenamento para instituições, grupos e até usuários individualmente.

Vantagem de adotar o edudrive@RNP

Nuvens de armazenamento de dados são ferramentas cada vez mais comuns no cotidiano de professores e pesquisadores. Estes usuários utilizam nuvens para armazenar e o compartilhar dados como notas de aula e resultados de pesquisas científicas. Para isto, utilizam-se de nuvens comerciais como o DropBox ou o Microsoft One Drive. Essas ferramentas são muitas vezes disponibilizadas gratuitamente e oferecem um grande número de benefícios a seus usuários.

Em geral, nuvens comerciais armazenam dados em servidores no exterior. Esses servidores bem como os dados armazenados por eles são regidos pelas leis dos países onde eles estão localizados. Outra desvantagem é relativa aos termos de uso. Eles podem ser alterados livremente, de acordo com o interesse das empresas. Por fim, o armazenamento de dados em nuvens externas têm o potencial de facilitar o monitoramento não autorizado de dados.

O edudrive visa oferecer um serviço de armazenamento de dados em nuvem genuinamente nacional, principalmente para professores e pesquisadores. Para isso, o edudrive dispõe de servidores no Brasil e utiliza-se de tecnologias de código aberto. Outra caraterista do serviço é o baixo custo da solução, pois usa hardware commodity e é totalmente baseada em software.

 

Acesso ao serviço

Instituições

Instituições que desejam disponibilizar o serviço para seus funcionários, pesquisadores, professores e alunos devem solicitar acesso junto a coordenação do edudrive@RNP.


Coordenadores de Instituições

Os responsáveis pela instituição poderão gerenciar o acesso dos usuários ao serviço, para tal eles devem ter uma conta no Sistema de Controle de Acesso Federado (FACS).

 

Usuários

Devem verificar junto à coordenação de sua instituição se ela está cadastrada no edudrive@RNP. Uma vez confirmado, utilize qualquer um dos clientes disponíveis para acessar sua conta no serviço.


 

Como usar

O edudrive@RNP possui clientes de sincronização desktop (Plataformas Windows, Linux e Mac e mobile (Android e IOS) , de forma que os seus arquivos serão os mesmos no seu laptop, smartphone e até mesmo no site do edudrive@RNP. Ou seja, você pode começar um trabalho na universidade e terminá-lo no computador de sua casa.

Utilize os clientes com atenção, pois qualquer modificação feita via qualquer um dos clientes (Web, Desktop, Android e iOS), como por exemplo, adicionar ou apagar arquivos será sincronizado com sua conta. Portanto, tenha cuidado ao fazer qualquer alteração.  A seguir apresentamos uma visão geral de como utilizar os clientes.

Cliente Web

  • Requisitos de Uso

    Para utilizar o cliente web basta ter qualquer navegador moderno utilizado atualmente.

  • Acessando o Cliente Web

    1. Para ter acesso ao cliente web acesse o seguinte endereço (https://edudrive.rnp.br/), o qual você irá se depara com a seguinte página:




    2. Clique em "Login" ou "Começar" e selecione o IdP (Provedor de Identidade) da instituição a qual você é vinculado e autentique-se para usar o serviço.



      Atenção

      Caso sua instituição não esteja listada, contate os coordenadores dela.


    3. Uma vez autenticado junto ao IdP da sua instituição você será redirecionado para uma das páginas listadas a seguir.


      1. Página Inicial do edudrive@RNP: Ocorreu tudo bem e você pode começar a utilizar a o serviço.



         

      2. Página de solicitação de acesso: Você terá que solicitar acesso. Dependendo das políticas de acesso estabelecidas pelos coordenadores da sua instituição a liberação de sua solicitação será automática ou precisará passar por uma aprovação prévia.




      3. Página de instituição não cadastrada: A sua instituição não está cadastrada para acessar o edudrive@RNP, entre em contato com os coordenadores dela.




     

  • Configuração de Perfil

O edudrive@RNP permite uma gerenciamento básico de informações de perfil. Na aba direita superior da sua home page clique no seu nome e na opção "Pessoal". Esta opção irá abrir uma página de configuração do seu perfil.

 


Feito isto, serão exibidos alguns dados seus, como nome e e-mail, além da sua cota de armazenamento. Desta forma você saberá quanto de espaço disponível existe para armazenamento na sua conta.

Mais abaixo, é exibido alguns links para download dos clientes de sincronismo do edudrive@RNP.

Além disso o edudrive@RNP oferece algumas configurações adicionais ao usuário, como por exemplo:

      • Configurações de idioma da sua conta
      • Configurar notificações
        1. Receber e-mails mediante criação/modificação/exclusão ou compartilhamento de arquivos/pastas.
        2. Notificar no fluxo de atividades as ações antes citadas
      • Notificar as próprias ações do usuário
      • Frequência de envio de e-mails de notificação:
        1. Hora em hora
        2. Semanal
        3. Mensal

 

  • Adicionando arquivos ao edudrive@RNP

  1. Arraste e solte um arquivo para a pasta que deseja colocar o arquivo ou clique no botão "+" e selecione o(s) arquivo(s) que deseja armazenar na nuvem.



  2. Selecione se deseja enviar um arquivo ou pasta (No Safari não é possível enviar pastas, apenas arquivos).

  3. Aguarde enquanto edudrive@RNP recebe o arquivo ou pasta.


  4. Pronto! Seu arquivo ou pasta foi salvo e está sincronizado nos outros clientes do edudrive@RNP e você já podem ser compartilhados com outros usuários.

 

  • Compartilhamento de Arquivos

No edudrive@RNP você pode facilmente compartilhar um arquivo ou pasta com outros usuários do serviço, ou até mesmo com pessoas que não possuem conta.

Compartilhamento com usuários do serviço

    1. Para compartilhar um arquivo ou pasta com outro usuário do edudrive@RNP , clique na opção "Compartilhar" à direita do arquivo ou diretório

    2. A seguir digite o nome ou email do usuário com quem será compartilhado o documento. 

    Compartilhamento com usuários sem conta no serviço

Outra opção de compartilhamento disponível no edudrive@RNP é por meio de links.


    1. Da mesma forma que no compartilhamento com usuários, clique na opção "Compartilhar" à direita do arquivo ou diretório.
    2. Clique em "Links Públicos".
    3. Clique em "Criar Link Público"
    4. Nesse tipo de compartilhamento você  pode especificar uma senha para acesso, uma data para expiração do compartilhamento e a permissão para fazer uploads de arquivos no caso de compartilhamento de pastas. Caso deseje, defina estes parâmetros e clique em Salvar.
    5. Além disso é possível enviar o link do documento diretamente por email através do edudrive@RNP, clique na opção de envio de e-mail.

    6. informando os endereços de e-mail das pessoas com quem você deseja compartilhar.

  • Usuários convidados

No edudrive@RNP você pode convidar pessoas que não possuem uma conta no serviço para colaborar. Este usuário convidado poderá acessar apenas o conteúdo que o anfitrião definir, além de poder fazer upload de arquivos, caso a pessoa que convidou permita. A cota de espaço usado será debitado da conta do anfitrião.

 

    1. Para convidar um usuário, clique na opção "Compartilhar" à direita do arquivo ou diretório.
    2. A seguir digite o e-mail do usuário que você deseja convidar e compartilhar o arquivo ou pasta e clique em "Add e-mail (guest)".
       
    3. O compartilhamento será realizado com o usuário convidado.
    4. O convidado receberá um e-mail solicitando a configuração de uma nova senha. Para garantir a segurança dos seus arquivos no edudrive@RNP é necessário que a senha seja forte.
    5. Após configurar a senha, o convidado já terá acesso ao edudrive@RNP, lembrando que ele só terá acesso aos arquivos e pastas compartilhados com ele.



 

 




Cliente Desktop

 

  • Requisitos de Uso

  • Configurando o Cliente Desktop

  1. O primeiro passo que você deve realizar para acessar o edudrive@RNP pelo cliente Desktop é instala-lo na sua máquina de acordo com seu sistema operacional. Acesse o endereço https://owncloud.org/install/#install-clients e baixe o cliente desktop para sua máquina (Windows, Linux ou MAC).

     

    A instalação varia de sistema para sistema. Em sistemas Windows e MAC a instalação ocorre como de costume. Já em sistemas Linux, para cada distribuição suportada o processo de instalação varia. Na página de download do cliente desktop, informada anteriormente, há um tutorial de instalação para cada distribuição linux suportada.

  2.  Após o download, inicie a instalação do cliente desktop, você irá se deparar com a seguinte tela. Informe o endereço do serviço (https://edudrive.rnp.br/), conforme mostrado na imagem, e clique em avançar.
  3.  Se tudo ocorrer bem, o navegador será aberto na página do edudrive@RNP, selecione a sua instituição e clique em "Continuar".

  4. Faça a autenticação com o nome de usuário e senha de sua instituição.
  5. Autorize o cliente desktop acessar sua conta do edudrive@RNP.
  6. Após autorizar já é possível fechar o navegador.
  7. Selecione o que deve ser sincronizado do serviço para a seu computador e em qual diretório do seu computador deve ser sincronizado para o serviço.
  8.  Pronto! O cliente desktop do edudrive@RNP está instalado na sua máquina.
  • Utilizando o Cliente de Sincronização

    Ao finalizar a configuração no seu computador, é criada uma pasta onde o edudrive@RNP sincronizará os arquivos com seu computador. Por padrão, os arquivos serão sincronizados em uma pasta de nome “ownCloud”. Essa pasta funciona como qualquer outra no seu computador. A única diferença é que qualquer arquivo que você salvar nela será sincronizado em todos os outros clientes do edudrive@RNP (Clientes web e mobiles).

    O cliente desktop executa em background e está visível na forma de um ícone, localizado em seu systray (em sistemas Windows, próximo ao relógio do seu computador) ou na status bar (em sistemas MAC) ou na área de notificação (em sistemas Linux), há também outro ícone, sobreposto para indicar qual tipo de atividade o edudrive@RNP está realizando:


    Círculo verde com sinal de visto: Todos os arquivos da sua conta edudrive@RNP estão atualizados e sincronizados.
    Círculo azul com linhas circulares: Arquivos estão sendo atualizados na sua conta edudrive@RNP.
    Círculo amarelo com linhas paralelas: A sincronização está parada temporariamente.
    Círculo cinza com três pontos: Seu cliente de sincronização perdeu sua conexão com o servidor edudrive@RNP.
    Círculo branco com a letra “i”: Seu cliente de sincronização tem alguma informação para você.
    Círculo vermelho com um “x”: Indica um erro de configuração, como um login incorreto ou URL do servidor foi digitada erradamente.

 

  • O ícone na bandeja do sistema/barra de menu

    O ícone do edudrive@RNP na bandeja do sistema ou barra de menu está localizado na parte inferior (no Windows) ou superior (no Mac e Linux) da tela do seu computador. Este ícone indica o status e as configurações do seu cliente de sincronismo. Os mesmos ícones verde, azul e vermelho que aparecem nos arquivos e pastas no edudrive@RNP também aparecem sobrepostos a esse ícone para indicar o status do seu edudrive@RNP. Ao clicar com o botão direito do mouse nesse ícone, você verá algumas opções:

    Desktop Client Systray.PNG

    • Abrir ownCloud no navegador: Inicia a interface web do edudrive@RNP.

    • Abrir pasta 'ownCloud': Abre sua pasta local. Se você tiver definido vários destinos para a sincronização, a janela exibe cada pasta local.

    • Até a data: Exibe o status do processo de sincronização Cliente/Servidor.

    • Alterações recentes: Exibe os últimos seis arquivos modificados e mostra o status de sincronização atual, listando todas as alterações desde a última reinicialização do cliente.

    • Configurações...: Acessa as configurações do cliente desktop, onde você pode por exemplo, pausar a sincronização, remover conta, ou até mesmo visualizar as atividades de sincronizações realizadas.

    • Ajuda: Exibe no navegador o Guia de ajuda para o cliente desktop

    • Dar uma pausa na sincronização: Para a sincronização com o servidor.

    • Sair: Realizar o logout da sua conta no cliente desktop..

    • Sair do ownCloud: Encerra o cliente desktop, terminando quaisquer sincronizações que estão atualmente em execução.

 

  • Configurações do Cliente Desktop

    Clicando na opção Configurações do ícone do edudrive@RNP localizado na systray (Windows) / status bar (MAC) / notification area (Linux) ou um simples click com o botão esquerdo no ícone irá abrir a janela de configurações do cliente desktop.


    Desktop Client Settings.PNG



    No topo da janela estão localizadas abas das configurações que você tem acesso. São elas: abas para cada conta sincronizada (o cliente desktop suporta a sincronização de mais de uma conta), uma aba para atividades, uma para configurações gerais e outra para configurações de rede.

    • Aba da sua conta
      Essa aba tem as seguintes características, conforme pode ser visualizado na imagem acima.
      • Fornece o status da conexão com o servidor.

      • Um botão Conta, que contém um menu dropdown com Adicionar Nova, Sair e Remover.

      • Espaço total e usado.

      • Status da sincronização com o servidor.

      • Um botão Adicionar Pasta a Sincronizar que fica ativo apenas quando a sincronização de uma conta for removida.


      O botão contendo três pontos (...) localizado na parte direita da janela, ao lado do status de sincronização, oferece quatro opções adicionais.

      • Abrir pasta: abre a pasta local de sincronização do edudrive@RNP.

      • Escolher o que sincronizar (Aparece apenas quando a lista de arquivos está recolhida): expande a lista de arquivos.

      • Pausar/Resumir sincronização: para atividades de sincronização.

      • Remover a conexão de sincronização das pastas: para por completo todas as atividades de sincronização.


    • Aba de Atividades

      A aba de atividades contém o log das atividades recentes realizadas pelo cliente desktop, organizada sobre três outras abas.

      • Atividade do Servidor: mostra arquivos compartilhados, baixados e removidos

      • Protocolo de Sincronização: mostra atividades locais

      • Não Sincronizado: mostras os erros que ocorrem na sicronização dos arquivos.

 

    • Aba Geral

      Essa aba tem alguns opções de configurações gerais para o cliente desktop e informações sobre a versão do cliente e sobre atualizações.


Desktop Client General Settings.PNG

 

    • Aba Rede

      Essa aba permite realizar configurações adicionais da rede em relação ao cliente desktop, como por exemplo, definir as configurações do proxy ou limitar a largura de banda para download e upload de arquivos.


  • Adicionando Arquivos

    1. Arraste e solte um arquivo na sua pasta do edudrive@RNP, ou, você pode também, copiar um arquivo e colar.


    2. O ícone azul significa que o arquivo está sendo sincronizado com o edudrive@RNP.


    3. Pronto! O ícone verde significa que o arquivo terminou de sincronizar com seus outros computadores e com o site do edudrive@RNP. Agora que o seu arquivo está no edudrive@RNP, qualquer alteração feita será automaticamente detectada e atualizada nos outros devices que estão executando algum cliente de sincronismo do edudrive@RNP.


Cliente Android

 

  • Obtendo o Cliente Android

    Para obter o aplicativo a partir da Google Play procurar por “edudrive@RNP” e realizar a instalação do mesmo.


  • Acessando Sua Conta

    Uma vez instalado o cliente android no seu dispositivo, ao iniciar o aplicativo, a primeira tela apresentada é a de login. Se você não conseguiu encontrar o aplicativo, procure pelo ícone que tem a logo do edudrive@RNP.

     

    Para se autenticar no aplicativo, informe o endereço do serviço https://edudrive.rnp.br/oc-shib/ e selecione a opção “CONECTAR”. Aguarde até que seja exibida a tela para seleção da instituição, selecione sua instituição e autentique-se no provedor de identidade.





 

  • Guia Rápido de Utilização

    Uma vez autenticado no aplicativo a primeira tela com a qual você irá se deparar é a que mostra todos os seus arquivos e pastas no edudrive@RNP. Lembre-se, que qualquer modificação feita via aplicativo android, como por exemplo, adicionar ou apagar arquivos será sincronizado com sua conta. Portanto, tenha cuidado ao fazer qualquer alteração





    É importante destacar que a lista dos seus arquivos mostrados pelo aplicativo não estão armazenado localmente. Portanto, caso você tenha interesse em acessar algum arquivo quando estiver sem internet, você poderá baixa-lo no seu smartphone.

    Na parte superior da tela de arquivos você pode visualizar três ícones:

     

    Ícone de Upload: Permite enviar arquivos do seu dispositivo ou de outros aplicativos instalados no seu dispositivo para sua conta no edudrive@RNP.
    Criação de pasta: Permite criar uma pasta na nuvem a partir do cliente android.

    Mais opções: Este ícone mostra as outras opções do cliente android: Atualização de conta, Configurações e Classificar.

    Atualização de conta: sincroniza os arquivos do aplicativo com os arquivos da sua conta nos servidores do edudrive@RNP. Por exemplo, se você está com o aplicativo aberto e mandou um arquivo pelo seu cliente desktop, caso você não visualize o novo arquivo no cliente android, selecione essa opção e automaticamente seu cliente android será sincronizado permitindo visualizar o arquivo.

    Configurações: acessar as configurações do aplicativo.

    Classificar: permite os arquivos para facilitar a busca.

     

     

  • Para cada arquivo e pasta é possível realizar várias ações como remover ou renomear uma pasta ou arquivo. Para isso basta pressionar o dedo sobre o arquivo ou pasta desejada e uma lista de opções serão exibidas.





    Para abrir um arquivo, como por exemplo, um documento pdf ou uma imagem, basta seleciona-lo, em seguida o arquivo será baixado para seu dispositivo e será aberto.

    Ao selecionar a opção “Configurações”, você irá se deparar com uma tela que permite configurar várias opções no aplicativo. Essa tela é dividida em quatro partes:


    • Contas: Uma das grandes funcionalidades do cliente android é a possibilidade de se usar múltiplas contas. Para isto, basta clicar em “Adicionar uma nova conta”. Realize a autenticação para acessar esta nova pasta, e pronto! Mais uma conta sincronizada no seu aplicativo.

    • Segurança: Adiciona um código de segurança que é solicitado toda vez que o aplicativo é aberto, fornecendo uma segurança a mais para seus dados.

    • Envios Instantâneos: quando selecionada essa opção, você está permitindo que imagens e vídeos capturados pela câmera do seu dispositivo sejam enviados automaticamente para o aplicativo e sincronizados com sua conta no edudrive@RNP.

    • Mais: contém informações gerais sobre o aplicativo, como informações de contato e versão.



 

 

Cliente iOS

 

  • Obtendo o Cliente iOS

     

    Para obter o aplicativo a partir da AppleStore procurar no aplicativo de compra por “edudrive@RNP” e realizar o download. Pronto! Você instalou o aplicativo iOS.

  • Acessando sua conta


    Uma vez instalado o cliente iOS no seu dispositivo, ao iniciar o aplicativo, a primeira tela apresentada é a de login. Para se autenticar no aplicativo, informe o endereço do serviço https://edudrive.rnp.br/oc-shib/ e selecione a opção “CONECTAR”. Aguarde até que seja exibida a tela para seleção da instituição, selecione sua instituição e autentique-se no provedor de identidade. 

  • Guia rápido de Utilização


  • Uma vez conectado  no aplicativo a primeira tela com a qual você irá se deparar é a que mostra todos os seus arquivos e pastas no edudrive@RNP. Lembre-se, qualquer  modificação feita via aplicativo android, como por exemplo, adicionar ou apagar arquivos será sincronizado com sua conta. Portanto, tenha cuidado ao fazer qualquer alteração.





  • Na parte inferior da tela de arquivos você pode visualizar três ícones:

     

    Files: Lista todos os arquivos e pastas do usuário.
    Uploads: Permite realizar upload de arquivos e diretórios do dispositivo móvel para a nuvem. 
    Shared links: Exibe todas as pastas e arquivos que estão compartilhadas com outros usuários na nuvem.

    Settings: Permite ao usuário personalizar o aplicativo com algumas opções adicionais:

    App PIN: Através desta opção é possível configurar um código de 4 dígitos que será requerido antes de acessar o aplicativo.
    Instant upload: Esta opção quando habilitada permite que qualquer foto capturada pelo dispositivo seja salva automaticamente na nuvem.
    Help: Opção que redireciona o usuário para o site de ajuda do owncloud.
    Recommend to a friend: Recomenda para um amigo a app.
    Feedback: Envia email com alguma crítica/sugestão para o administrador do sistema

 

Etiquetas
  • Nenhum