Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

Conceitos básicos

O que é o edudrive@RNP

 

O edudrive é um serviço de sincronização e compartilhamento de arquivos em nuvem, desenvolvido pela RNP e voltado principalmente para professores e pesquisadores, desenvolvido a partir de tecnologias de código aberto (baseado no ownCloud e Openstack) amplamente difundidas. Algumas das características do serviço são:

  • Replicação de Arquivos: Todos os arquivos armazenados no serviço são replicados em pelo menos 3 locais, com pelo menos uma cópia em uma região geográfica diferente da origem do usuário.
  • OpenSource: Serviço totalmente baseado em tecnologias Open Source, desenvolvido em parceria com a comunidade OpenStack e Owncloud.
  • Multiplataforma: Serviço totalmente baseado em tecnologias Open Source, desenvolvido em parceria com a comunidade OpenStack e Owncloud.
  • Acesso Federado: O Serviço atualmente tem suporte a autenticação federada, permitindo single-sign-on (SSO) a partir de federações baseadas em SAML.
  • API de Desenvolvimento em OpenStack: Possibilita o armazenamento de dados diretamente no ambiente edudrive integrando suas aplicações através de API REST.
  • API de desenvolvimento em edudrive: Oferece a possibilidade de armazenar dados diretamente no ambiente edudrive de forma segura integrando suas aplicações através da API pública do edudrive ou via WebDAV.

Algumas características

 

  • Desenvolvido inicialmente por uma equipe formada por professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado de várias instituições (UFRN, UFPA, UFMG e UFSC) através do programa de GT’s de P&D da RNP. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido e mantido pela Anolis TI.
  • Desenvolvimento financiado pela RNP.
  • Construído sobre uma base de código aberto altamente customizável e expansível com ampla adoção de desenvolvedores em uma comunidade dinâmica e atuante baseado no OpenStack e Owncloud.
  • Arquitetura escalável e de alta disponibilidade.

 

Oferta do serviço

 

  • O serviço é oferecido para qualquer instituição que faça parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), ou federações baseadas em SAML.
  • O serviço oferta um sistema de gerenciamento de usuários (FACS) na federação, possibilitando ao gestor da instituição aderente ao serviço e ao gestor de todo o serviço a gerencia de usuários, provedores de identidades, grupos, quotas e etc.
  • É possível que uma instituição ative a moderação de usuários. Desta forma é necessário a aprovação, por parte do gestor da instituição para dar acesso aos usuários.
  • O sistema de gestão possui permissão hierárquica
  • Existe o gerenciamento de quota de armazenamento para instituições, grupos e até usuários individualmente.

Vantagem de adotar o edudrive@RNP

Nuvens de armazenamento de dados são ferramentas cada vez mais comuns no cotidiano de professores e pesquisadores. Estes usuários utilizam nuvens para armazenar e o compartilhar dados como notas de aula e resultados de pesquisas científicas. Para isto, utilizam-se de nuvens comerciais como o DropBox ou o Microsoft One Drive. Essas ferramentas são muitas vezes disponibilizadas gratuitamente e oferecem um grande número de benefícios a seus usuários.

Em geral, nuvens comerciais armazenam dados em servidores no exterior. Esses servidores bem como os dados armazenados por eles são regidos pelas leis dos países onde eles estão localizados. Outra desvantagem é relativa aos termos de uso. Eles podem ser alterados livremente, de acordo com o interesse das empresas. Por fim, o armazenamento de dados em nuvens externas têm o potencial de facilitar o monitoramento não autorizado de dados.

O edudrive visa oferecer um serviço de armazenamento de dados em nuvem genuinamente nacional, principalmente para professores e pesquisadores. Para isso, o edudrive dispõe de servidores no Brasil e utiliza-se de tecnologias de código aberto. Outra caraterista do serviço é o baixo custo da solução, pois usa hardware commodity e é totalmente baseada em software.

Conceitos básicos de uma conferência web

Definição de conferência web

O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e Headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao micro do usuário. O serviço é voltado para as instituições que precisam realizar trabalhos colaborativos, que envolvam compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações de slides, quadro de notas, chat e/ou compartilhamento de tela. As possibilidades de uso do serviço são diversas e vão de simples reuniões até aulas de ensino a distância.

Fonte : https://portal.rnp.br/web/servicos/conferencia-web

Comunidades

Uma comunidade tem o intuito de agregar um grupo de usuários com um objetivo em comum. Pode ser uma comunidade reunindo colaboradores em um projeto, ideia ou trabalho especifico. Estes colaboradores podem pertencer a mesma instituição ou a instituições distintas.

As comunidades suportam a troca de documentos, mensagens em informações entre seus membros.

Uma comunidade pode ser :

comunidade públicaQualquer um, que conheça o endereço web da comunidade, consegue acessar a sala de conferência web. Somente membros da comunidade conseguem iniciar a sala, sendo assim, os demais somente conseguirão acesso em uma conferência já iniciada. A inclusão de um usuário na comunidade pública só é concedido após a liberação do(s) administrador(es) desta.
comunidade privadaSomente membros que pertencem a uma comunidade privada conseguem acesso a uma conferência web em andamento. Somente membros da privada conseguem iniciar a sala, sendo assim, os demais somente conseguirão acesso em uma conferência já iniciada.

É possível liberar o acesso a uma conferência web em execução de uma comunidade privada para convidados que não fazem parte da mesma. Para isso existe duas chaves de acesso, definidas na criação da comunidade privada, que são :

  • Chave de usuário - Permite um convidado entrar na sala da comunidade com privilégios de usuário.
  • Chave de moderador - Permite um convidado entrar na sala da comunidade com privilégios de moderador.

Salas de conferência web

Uma sala de conferência web pode ser pessoal ou de uma comunidade. A tabela abaixo ilustra a diferença entre os tipos de salas.

 PessoalComunidade
DescriçãoPertence ao usuário que autenticou no sistemaPertence a comunidade
DocumentosNão possui suporte a este recursoPossui suporte a envio de arquivos e estes pertence a comunidade
Quem pode administrar ?Somente o usuário dono da salaQualquer administrador da comunidade
Pode ter mais de 1 administrador ?(error)(tick)
Pode ser pública(error)(tick)

Toda comunidade possui uma sala de conferência web integrada. A tabela abaixo indicam os tipos de salas existentes.

PúblicaQualquer usuário pode solicitar acesso a sala. É necessário a aprovação de um moderador para permitir o acesso, por padrão. É possível modificar essa configuração para permitir o acesso de qualquer um se a necessidade de aguardar aprovação.
PrivadaQualquer usuário que não é membro da comunidade mas que possua a chave de acesso pode acessar a sala de conferência web.

Chaves de acesso da sala de conferência web

As salas privadas possuem obrigatoriamente dois tipos de chave, conforme ilustrado na tabela abaixo.

Chave para participantesO convidado acessa a sala com privilégios de participante
Chave para moderadoresO convidado acessa a sala com privilégio de moderador

As duas chaves são definidas no momento em que uma comunidade é criada. Elas podem ser modificadas a qualquer momento por qualquer administrador da comunidade.

Formas de acesso a uma sala de conferência web

Uma sala de conferência web só pode ser acessada quando algum usuário dono da sala, uma comunidade pode ter mais de um dono, estiver iniciada por ele.

Uma vez que a sala foi iniciada, é possível acessa-la através de um endereço web ou navegando pelas comunidades. Em geral é enviado um convite para acessar determinada sala com o endereço web da mesma.

 AdministradorUsuário membroUsuário que não é membroConvidado
Sala pública
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa mediante aprovação do moderador
  • Precisa ser liberada pelo moderador da sala
Sala privada
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa automaticamente através da comunidade
  • Acessa automaticamente através do endereço web
  • Acessa mediante a digitação da chave de acesso
  • Acessa mediante a digitação da chave de acesso

Tipos de usuários de conferência web

A tabela abaixo descreve que tipos de usuários existem em uma sala de conferência web.

ModeradorModera a sala de conferência web. Ele pode autorizar acessos a sala de conferência, modificar e aplicar Layouts customizados, remover usuários da sala, configurar os tipos de recursos que estarão disponíveis na sala para os participantes entre outras opções. Pode definir quem será o apresentador e também eleger outros moderadores.
ApresentadorÉ o participante que irá apresentar algum conteúdo na reunião. Tem permissão de fazer upload dos arquivos suportados e compartilhar a tela de seu desktop.
ParticipanteÉ o usuário que participa da reunião, podendo habilitar o microfone e a webcam.
Participante ouvinteÉ o usuário que participa da reunião, mas não habilitou o microfone. Apenas escuta o áudio, visualiza o vídeo e apresentação

 

Requisitos de uso


Validação dos requisitos

Links para testes e validação dos pré-requisitos

Link para teste
https://conferenciaweb.rnp.br/teste 


Qualquer dúvida ou problema envie um print da tela com o resultado para o e-mail atendimento@rnp.br.

Requisitos de software

SoftwareObjetivoLink para instalar ou atualizarVersão mais recenteTeste de versão
Adobe Flash PlayerAcessar a sala de reuniãohttps://get.adobe.com/br/flashplayer/?no_redirect21.0.0.242http://www.adobe.com/software/flash/about/

Sistemas Operacionais

Flash Player Versão

Sistema
Firefox
Chrome
Opera
Observações
Windows 7 ou superior(seleção)(seleção)(seleção)
Linux(seleção)(seleção)(seleção)
  • É possível usar a versão mais recente do Flash no ubuntu, leia a FAQ sobre o Fresh Player
  • (aviso) Existe uma incompatibilidade no Unity do Ubuntu com o flash player. Acesse FAQ do serviço para saber como resolver este problema.
Mac OS X(seleção)(seleção)(seleção)

Matriz de compatibilidade com os navegadores web

NavegadoresSuporte ao FlashSuporte ao WebRTC
Chrome
Chrome
SIM
SIM

Opera
Opera

SIM
SIM
SIM
SIM
Internet Explorer
Internet Explorer
SIM
NÃO
Safari
Safari
SIM
SIM

Edge
SIM
SIM

Requisitos de hardware

  • Um Headset com microfone.
  • Uma webcam.

Requisitos de banda

Requisitos minimos

#EnvioRecebimento
modo ouvinte2 K bps10 K bps
áudio webrtc100 K bps64 K bps
áudio flash64 K bps56 K bps
vídeo baixa qualidade (160x120)120 K bps32 K bps
vídeo média qualidade (320x240)264 K bps32 K bps
vídeo alta qualidade (640x480)1,5 Mbps48 K bps
compartilhamento de tela (1440x900)1,5 Mbps1 Mbps

Requisitos de liberação de portas para o Firewall

A tabela abaixo descreve todas as configurações de Firewall necessárias para a oferta do serviço.

Protocolo/Porta
Propósito
Observações
ICMP (ALL)Testes de rede
TCP 80HTTP
TCP 1935RTMPSe não for possível estabelecer uma conexão na porta TCP 1935 será feito um túnel pela porta 80 TCP (http), o que poderá acarretar em perda de qualidade.
UDP 5060SIP
UDP 6000-8999webRTC

TCP 443

HTTPS
UDP 16384-32768webRTC

Acesso ao serviço

 

 

Página principal do serviço

Acesse o site https://conferenciaweb.rnp.br/ para acessar o serviço. Nesta página você poderá fazer o login para acessar sua sala pessoal e as comunidades das quais você faz parte.


Com um clique no botão um menu de contexto é exibido conforme imagem abaixo.

  • Login - Para se autenticar no portal.
  • Manual do usuário - Será redirecionado para a página que contém o manual do usuário.
  • Mais sobre este serviço - Link para a página do serviço no site público da RNP.
  • Tecnologia Mconf - Link para o site da Mconf Tecnologia.
  • Requisitos de uso - Link para a página que contém os requisitos necessários para usar o serviço
  • Meu dispositivo é compatível - Acesso a uma página que contém informações sobre compatibilidade de dispostivos.

Acesso federado usando a comunidade acadêmica federada (CAFe)

Atenção

O acesso dos usuários deve ser feito através da CAFe, salvo algumas exceções.

Os passos 4 e 5 são executados apenas quando o primeiro login for feito.

Todas as instituições que aderiram ao serviço Mconf devem acessar o serviço de conferência web da RNP através da federação CAFe.

  1. Dê um clique no botão "Entrar".
     
  2. Dê o clique na imagem do serviço CAFe.


  3. Selecione a instituição. Exemplo : Rede Nacional de Ensino e Pesquisa


  4. Informe o login e a senha usada na rede da instituição e dê um clique no botão "login".


  5. Aguarde a aprovação do administrador institucional para liberar seu acesso.
     
     

Acesso local não federado

Se seu usuário não faz parte da federação CAFe, use o método de acesso não federado com um usuário local conforme procedimento abaixo.

  1. Dê um clique no link de "Minha conta não é federada".


  2. Informe seu login e senha.


  3. Dê um clique no botão "Entrar".

 

 

Página inicial do serviço

Introdução

Após efetuar o login, esta é a página inicial do serviço. Através dela é possível navegar entre as diversas opções que serão explicadas neste tópico.

Descrição básica da página Inicial

A imagem abaixo ilustra as principais funcionalidades da página inicial do serviço de conferência web.

Principais recursos da página inicial

Caixa de entrada

Existe um sistema de troca de mensagens internas embutida no sistema. O objetivo é facilitar a troca de informações entre membros de comunidades. Só é possível trocar mensagens entre membros de comunidades.

Se o seu usuário não pertencer a nenhuma comunidade esse recurso ficará inacessível.

Comunidades

As comunidades funcionam como salas de conferência web com propósito de integrar membros com um interesse comum, como um projeto por exemplo.

Sala de reunião pessoal

O uso de uma sala de reunião pessoal é recomendada para ser usada somente para assuntos pontuais e pequenas reuniões.

Ao efetuar um login pela primeira vez, uma sala de reunião pessoal já é definida automaticamente para o seu usuário.

Perfil pessoal

É possível personalizar alguns itens do seu perfil no serviço de conferência web, como a foto e seus contatos, além de alterar o nível de privacidade do seu perfil.

Atividades básicas

É um resumo das suas atividades no serviço de conferência web.

Minhas comunidades

São listadas todas as comunidades das quais seu usuário faz parte. Agiliza o acesso as mesmas.

Como usar

Como entrar em uma reunião a partir de um endereço web


Exemplo de um endereço web de uma sala de conferência :Se você receber um link, através de um e-mail de agendamento ou por algum sistema de mensagem instantânea, bastar copiar o endereço e colar no seu navegador web.

https://mconf.rnp.br/webconf/projeto-xtpo

Utilize a combinação de tecla de atalho <CTRL+C> para copiar o endereço web após seleciona-lo e depois <CTRL+V> para colar na barra de endereço do navegador web.

Existem 3 formas de entrar em uma reunião :

  • Pela federação CAFe - Sua instituição precisa ter aderido a CAFe e o acesso liberado no serviço de conferência web
  • Conta local - É uma conta cadastrada na base local do Mconf.
  • Convidado - Não é necessário se autenticar, basta informar um nome.

Atenção

Um participante convidado não tem sua identidade garantida, portanto, é uma característica que precisa ser levada em consideração ao planejar um evento com este tipo de acesso.

O passo a passo abaixo descreve como acessar a sala das três maneiras diferentes.

  1. Cole o link na barra de endereço do seu navegador.


  2. Uma vez colado o link é possível entrar com seu usuário autenticado ou como convidado.
     
  3. Para acessar com seu usuário autenticado pela federação CAFe clique na imagem abaixo.


  4. Prossiga com o processo de autenticação federado como em qualquer outra tipo de acesso.
     
  5. Para entrar com uma conta local, clique no link "Minha conta não é federada".

     
  6. Para entrar como um convidado, informe seu nome completo e clique no botão "Próximo".


  7. Se o status da reunião é não iniciada e você não é membro da comunidade, não será possível entrar na sala até que algum membro inicie a mesma.


  8. Entre em contato com quem agendou a reunião e informe que a sala está fechada.
     
  9. Uma vez que a sala é iniciada, se esta for uma sala privada é necessário possuir a chave de acesso desta sala. Informe a chave secreta e clique no botão entrar.
     
  10. Se a chave informada estive incorreta ocorrerá uma falha de autenticação.

  11. Se a chave estiver correta, você terá acesso a sala de reunião
     

Como entrar em uma reunião a partir de uma comunidade

Só é possível acessar uma sala, através da sua página inicial, de uma comunidade que você já faça parte.

É possível entrar em uma sala de uma comunidade a partir da página inicial do serviço de conferência web.

  1. Acesse a página principal através do endereço https://confweb.rnp.br e efetue login com seu usuário e senha.


  2. Acesse o link das comunidades no menu do portal.


  3. Digite o nome do comunidade na caixa de pesquisa.


  4. Observe que a pesquisa traz diversos resultados. Selecione a comunidade que deseja ingressar na sala de reunião.
  5. Se aparecer a mensagem que é necessário um pedido de adesão aos administradores da comunidade, só será possível acessar a sala através do endereço web da respectiva sala de reunião.

    Solicite o endereço web da sala de reunião
     
  6. Se a comunidade for pública e a sessão iniciada você pode entrar na sala.


  7. Se você já faz parte da comunidade clique no botão entrar para acessar a sala de reunião.
  8. Se a reunião não estive iniciada, você pode inicia-la com um clique no botão "iniciar".

Como participar de uma reunião

Uma vez dentro de uma sala de reunião, são necessários algumas configurações para iniciar a participação.

Permissões para convidados, moderadores e apresentadores

Habilitar o áudio

  1. Para habilitar o áudio dê um clique no botão da barra de ferramentas no topo da página.
     
  2. Será exibida uma tela para selecionar o compartilhamento do microfone ou somente ouvir a reunião.



  3. Se for somente ouvir a reunião, clique no botão abaixo.



  4. Se for participar da reunião, necessitando falar e ouvir, clique no botão abaixo.



  5. Selecione o microfone e compartilhe-o. A maneira de compartilhar o microfone pode ser diferente dependendo do navegador.

    MOZILLA FIREFOX
     


    GOOGLE CHROME


    OPERA


  6. Caso a seleção abaixo suma, clique no ícone de microfone conforme imagem abaixo.


  7. Faça um teste de "echo" no áudio do seu microfone, onde o resultado esperado é ouvir sua própria voz com clareza.



  8. Se não escutou o áudio, clique no botão "Não" ou "No". Se escutou o seu áudio clique no botão "Sim" ou "Yes" e pule para o passo 12.
     
  9. Caso o teste de áudio não tenha sucesso, será iniciado o modo de compatibilidade com o Flash. Dê um clique no botão "Permitir" para iniciar o compartilhamento do microfone.

     
     
  10. Execute um teste de áudio, nesta etapa você deverá ouvir uma música e após isso dê um clique no botão "Avançar" ou "Next".



  11. Um novo testes de captura de áudio é executado nesta etapa, ao ouvir sua voz dê um clique no botão "Sim" ou "Yes".


     
  12. A partir deste momento você será ouvido na sala.

Habilitar uma câmera

É possível usar sua webcam em uma sala de conferência web. Siga os passos abaixo.

  1. Clique no botão localizado no canto superior esquerdo.
  2. Permita acesso do Adobe Flash a sua webcam com um clique no botão "Permitir".
  3. Caso consiga visualizar seu vídeo, clique no botão "Start sharing" ou "Iniciar compartilhamento".
  4. O fluxo de vídeo da sua webcam irá aparecer no pod "Webcams".

Colocar o microfone em modo mudo (deixar o microfone inativo).

Basta dar um clique no botão para coloca-lo em modo mudo. Desta forma seu áudio não será enviado.

Uma vez no modo mudo, , basta dar um clique no botão para habilitar o uso do microfone novamente.

Sair da sala de reunião

Para sair da reunião, basta dar um clique no botão .

Confirme a saída com um clique no botão "Yes" ou "Sim".

Alterar o Layout da sala

É possível alterar o layout da sala minimizando ou movimentado os Pods, se o administrador da sala assim o permitir.

Existem layout pré-definidos que podem ser selecionados na listagem destacada abaixo.

Abaixo seguem alguns exemplos de layouts pré-definidos.

  • Video chat


  • Reunião


  • Webminar

Permissão para Apresentadores

Compartilhar uma tela

Error rendering macro 'excerpt-include'

User 'null' does not have permission to view the page.

Permissão para moderadores

Gravar uma reunião

Atenção

Apenas usuários que possuam permissão de gravação, dada pelo administrador institucional, poderá gravar uma reunião.

Dê um clique no botão para iniciar a gravação de uma reunião.

Aplicar layout a todos os participantes

Se você customizou um layout e deseja aplicar a todos os participantes, basta dar um clique no botão para realizar essa tarefa.

Silenciar todos os participantes da sala

Para silenciar todos os participantes da sala clique no botão e no meu suspenso dê um clique na opção .

Silenciar todos os participantes da sala com exceção do apresentador

Para silenciar todos os participantes da sala clique no botão e no meu suspenso dê um clique na opção .

Restringir acesso dos participantes

Membros de uma comunidade acessam a sala com permissões de moderadores, portanto, as restrições não se aplicam a eles. Somente aos convidados.

 Para restringir os acessos dos participantes da sala clique no botão    e no meu suspenso dê um clique na opção

1
 
 

 

  • Câmera - Os participantes não poderão habilitar ou desabilitar a webcam.
  • Microfone - Os participantes não poderão habilitar ou desabilitar o microfone.
  • Chat público - O chat público fica desabilitado.
  • Chat privado - O chat privado fica bloqueado.
  • Layout - A mudança de layout fica bloqueada.

Exemplo de uma sala com todas as restrições aplicadas.

Como se conectar com um equipamento de Vídeo Conferência

O serviço de Conferência está integrado com o serviço de Vídeo Conferência da RNP e usa o protocolo SIP para isso. Para se conectar só seguir os passos abaixo.

  1. Clique no botão "Discar".



  2. Informe o endereço SIP. Pode ser o número de uma sala da MCU da RNP ou um endereço SIP com por exemplo : 1-999-123-4567@provider.example.net;



  3. Clique no botão discar;


 

Uma vez conectado o áudio e o vídeo da MCU aparece como uma câmerada da Conferência.

  • No labels