Ao longo dos últimos anos o trabalho de monitoração do MonIPÊ concentrou-se na medição do backbone da rede IPÊ. Estas medições contam com uma infraestrutura de hardware e software capaz de medir a qualidade do backbone em termos de atraso unidirecional e bidirecional, perdas, e vazão em uma abordagem full-mesh contemplando todos os pontos de presença que compõem o backbone da rede IPÊ, ou seja, todos os pontos de medição realizam testes entre si, tendo desta forma uma visão completa da saúde do backbone.

Para realizar as medições, a equipe MonIPÊ desenvolveu um conjunto de ferramentas, compatíveis com perfSONAR, contemplando MPs (Pontos de Medição), MA (Sistema de Armazenamento), Ferramenta de Agendamento e Ferramenta de Visualização.

Para 2013 pretende-se ampliar a malha de medição, disponibilizar mais facilidades às instituições usuárias da rede IPÊ e analisar a possibilidade de se fazer “reengenharia” no ambiente de medições. Esta reengenharia consiste em uma análise/estudo de outras implementações de ferramentas de medição compatíveis com perfSONAR e a sua viabilidade de integração ao ambiente MonIPÊ/RNP.

 
Navigate space