O que é o edudrive@RNP

 

O edudrive é um serviço de sincronização e compartilhamento de arquivos em nuvem, desenvolvido pela RNP e voltado principalmente para professores e pesquisadores, desenvolvido a partir de tecnologias de código aberto (baseado no ownCloud e Openstack) amplamente difundidas. Algumas das características do serviço são:

  • Replicação de Arquivos: Todos os arquivos armazenados no serviço são replicados em pelo menos 3 locais, com pelo menos uma cópia em uma região geográfica diferente da origem do usuário.
  • OpenSource: Serviço totalmente baseado em tecnologias Open Source, desenvolvido em parceria com a comunidade OpenStack e Owncloud.
  • Multiplataforma: Serviço totalmente baseado em tecnologias Open Source, desenvolvido em parceria com a comunidade OpenStack e Owncloud.
  • Acesso Federado: O Serviço atualmente tem suporte a autenticação federada, permitindo single-sign-on (SSO) a partir de federações baseadas em SAML.
  • API de Desenvolvimento em OpenStack: Possibilita o armazenamento de dados diretamente no ambiente edudrive integrando suas aplicações através de API REST.
  • API de desenvolvimento em edudrive: Oferece a possibilidade de armazenar dados diretamente no ambiente edudrive de forma segura integrando suas aplicações através da API pública do edudrive ou via WebDAV.

Algumas características

 

  • Desenvolvido inicialmente por uma equipe formada por professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado de várias instituições (UFRN, UFPA, UFMG e UFSC) através do programa de GT’s de P&D da RNP. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido e mantido pela Anolis TI.
  • Desenvolvimento financiado pela RNP.
  • Construído sobre uma base de código aberto altamente customizável e expansível com ampla adoção de desenvolvedores em uma comunidade dinâmica e atuante baseado no OpenStack e Owncloud.
  • Arquitetura escalável e de alta disponibilidade.

 

Oferta do serviço

 

  • O serviço é oferecido para qualquer instituição que faça parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), ou federações baseadas em SAML.
  • O serviço oferta um sistema de gerenciamento de usuários (FACS) na federação, possibilitando ao gestor da instituição aderente ao serviço e ao gestor de todo o serviço a gerencia de usuários, provedores de identidades, grupos, quotas e etc.
  • É possível que uma instituição ative a moderação de usuários. Desta forma é necessário a aprovação, por parte do gestor da instituição para dar acesso aos usuários.
  • O sistema de gestão possui permissão hierárquica
  • Existe o gerenciamento de quota de armazenamento para instituições, grupos e até usuários individualmente.

Vantagem de adotar o edudrive@RNP

Nuvens de armazenamento de dados são ferramentas cada vez mais comuns no cotidiano de professores e pesquisadores. Estes usuários utilizam nuvens para armazenar e o compartilhar dados como notas de aula e resultados de pesquisas científicas. Para isto, utilizam-se de nuvens comerciais como o DropBox ou o Microsoft One Drive. Essas ferramentas são muitas vezes disponibilizadas gratuitamente e oferecem um grande número de benefícios a seus usuários.

Em geral, nuvens comerciais armazenam dados em servidores no exterior. Esses servidores bem como os dados armazenados por eles são regidos pelas leis dos países onde eles estão localizados. Outra desvantagem é relativa aos termos de uso. Eles podem ser alterados livremente, de acordo com o interesse das empresas. Por fim, o armazenamento de dados em nuvens externas têm o potencial de facilitar o monitoramento não autorizado de dados.

O edudrive visa oferecer um serviço de armazenamento de dados em nuvem genuinamente nacional, principalmente para professores e pesquisadores. Para isso, o edudrive dispõe de servidores no Brasil e utiliza-se de tecnologias de código aberto. Outra caraterista do serviço é o baixo custo da solução, pois usa hardware commodity e é totalmente baseada em software.